Educação e emancipação em Karl Marx e Theodor Adorno

Autores

  • Carla Michele Ramos Torres Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v17i4.8645854

Palavras-chave:

Educação. Emancipação. Marxismo.

Resumo

Os conceitos são históricos e isso significa compreendê-los à luz do contexto temporal e espacial dos diferentes sujeitos. No intuito de contribuir com o pensamento filosófico da história da educação, o presente artigo analisa a concepção de Educação e Emancipação de Karl Marx e Theodor Adorno, com base em seus próprios escritos. Fundamentado no materialismo histórico dialético, o estudo procura observar a conjuntura histórica de cada intelectual e a relação desta com o pensamento de ambos. Espera-se identificar as principais divergências e similaridades conceituais entre esses teóricos, principalmente no entendimento acerca da educação para a emancipação.  

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Biografia do Autor

Carla Michele Ramos Torres, Instituto Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Docente de História do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

TORRES, C. M. R. Educação e emancipação em Karl Marx e Theodor Adorno. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, p. 1266–1282, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i4.8645854. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645854. Acesso em: 29 nov. 2021.

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