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A trajetória histórica do conselho estadual de educação de Mato Grosso do Sul: organização, composição e representatividade
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Palavras-chave

Conselho estadual de educação. Estado de Mato Grosso do Sul. Gestão educacional. Legislação estadual.

Como Citar

BIGARELLA, Nadia; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. A trajetória histórica do conselho estadual de educação de Mato Grosso do Sul: organização, composição e representatividade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 184–211, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i1.8645890. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645890. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo analisa a formação e a trajetória do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (CEE/MS) no contexto histórico da criação (1979) e construção do estado, até o período atual (2014). Com base na análise de fontes documentais (decretos, leis, mensagens à Assembleia Legislativa, atos normativos, regimento interno do CEE/MS), verificou-se a sua composição, representatividade, organização, funcionamento e as suas influências nas políticas educacionais para a educação básica. A análise permitiu evidenciar elementos da realidade socioeconômica e política que direcionaram a sua regulamentação e as condições concretas para o desempenho das suas funções e suas responsabilidades como órgão de gestão do sistema de ensino, ressaltando o seu caráter consultivo e normativo reforçado, ao longo do tempo, pela ausência de pluralidade na sua representatividade e pela falta de revezamento de conselheiros. 

https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645890
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