Resumo
Neste trabalho apresentamos instigações fundamentais para a discussão teórica da relação entre História, Memória e Educação, para o entendimento da apropriação de experiências passadas no presente e sua ativação dialética, dentro das razões históricas em que foram produzidas e para as quais estão sendo mantidas. Objetivamos pensar no estudo da memória como uma das fontes de expressão das relações sociais que possibilita o entendimento da educação e é dentro dessa perspectiva que passamos a estudar a memória como uma das instâncias para apreensão da história, no caso, da história da educação.
Referências
ARÓSTEGUI, J. La Historia vivida: sobre la historia del presente. Madri: Alianza, 2004.
BARRERA, B. J. C. Que debo recordar? Los historiadores y la configuración de la memoria. Revista Memoria y civilizacion, Espanha, 2002.
DURKHEIM, É. As formas elementares de vida religiosa. São Paulo: Edições Paulinas, 1989.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas, indícios. Morfologia y historia. Barcelona: Gedisa, 1989.
HALBWACHS, M. Las clases sociales. México: Fundo de cultura económica,1978.
HALBWACHS, M.A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
HALBWACHS, M. Los marcos sociales de la memoria. México: Anthropos, 2004.
MAGALHÃES, L. D.; ALMEIDA, J. R. Relações simbióticas entre Memória, História e Educação. In: História, Memória e Educação. Campinas: Alínea, 2011.
MARX, K. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2008.
MARX, K; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. 10. ed, São Paulo: Hucitec, 1999.
MARX, K; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista, 10. ed. São Paulo: Global, 2006.
MIRANDA, S. R.; LUCA, T. R. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, n. 48, 2004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882004000200006. Acesso em: mai de 2015.
SANDOICA, E. H. Tendencias historiográficas actuales. Madrid: Akal, 2004.
SANTOS, J. De nuestras memorias y de nuestras miserias. Hispania Nova – Revista de Historia Contemporánea. Madrid-Es, n. 7, 2007.
SAVIANI, Dermeval. História das Idéias Pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.