Lições do trabalho associado: educação, experiência e memória coletiva

Autores

  • Lia Tiriba Universidade Federal Fluminense
  • Lívia Diana Rocha Magalhães Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v16i70.8649210

Palavras-chave:

Trabalho e educação. Trabalho associado. Memória. História.

Resumo

Concentramo-nos na análise do trabalho associado, tomando como referência as contribuições de Edward Palmer Thompson sobre história e experiência de classe, bem como o conceito de memória coletiva de Maurice Halbwachs. Confrontando com as formas capitalistas de organização do trabalho, analisamos as dimensões técnico-produtivo e ético-políticas das relações entre trabalho e educação em experiências vividas por trabalhadores fabris durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e no Processo Revolucionário em Curso - PREC (Portugal, 1974-1975). Revisitamos essas experiências coletivas, considerando a memória transmitida e transformada no processo de instauração e de consolidação desses espaços/tempos históricos do trabalho de produzir a vida associativamente.

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Biografia do Autor

Lia Tiriba, Universidade Federal Fluminense

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Ciência Política e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid. Membro do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação – Neddate (UFF). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação – Neddate (CNPq).

Lívia Diana Rocha Magalhães, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Plena do DFCH-UESB. Doutora em Educação pela UNICAMP. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memórias: Linguagem e Sociedade. Coordenadora Geral do Museu Pedagógico da UESB.

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Publicado

2017-05-07

Como Citar

TIRIBA, L.; MAGALHÃES, L. D. R. Lições do trabalho associado: educação, experiência e memória coletiva. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 70, p. 87–102, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i70.8649210. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8649210. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

Dossiê

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