Banner Portal
Rito escolar – perspectiva histórico-pedagógica
PDF

Palavras-chave

Rito escolar. Sociocultural educativo. Instituição educativa. Pessoa humana.

Como Citar

MAGALHÃES, Justino. Rito escolar – perspectiva histórico-pedagógica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 714–731, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i3.8650916. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650916. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Há um rito no educacional escolar, que a escola comporta e a que dá sequência e significado. O currículo é cognição e passagem. O texto escolar é actualizado e ajustado. O ofício escolar é o de leitor-escrevente e o meta-percurso é o de uma mente letrada, mas é sobretudo o sociocultural educativo que confere substância e reificação ao rito. Neste texto apresentarei uma genealogia e uma reiteração do rito escolar, aplicado à criança e aplicado ao percurso do escolar. Procurarei também fundamentar como esse rito que é inerente à formação da pessoa humana integra a instituição educativa e o educacional escolar.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650916
PDF

Referências

BARRIE. James. Peter Pan. Lisboa: Relógio d’Água, 1993. p. 179-180.

BOURDIEU, Pierre. Langage et pouvoir symbolique. Paris: Éditions Fayard. 2001.

CARNEIRO, Mário Sá. Poesias. Lisboa: Ática, 1978. p. 141-142.

CHARBONNEL, Nanine. Pour une critique de la raison éducative. Berne, Francfort-S. Main, New York ; Paris: Peter Lang. 1988.

CLAUSSE, Arnould. A relatividade educativa. Esboço de uma história e de uma filosofia da escola. Coimbra: Almedina. 1976.

CONDORCET. Cinq mémoires sur l’instruction publique. Paris: Flammarion. 1994.

CORSINI, Raymond. The dictionary of psychology. Philadelphia: Taylor & Francis. 1999.

DURAND, Hippolyte. Thêatre d’éducation. In: BUISSON (Dir.). Nouveau Dictionnaire de Pédagogie et d’Instruction Primaire. Paris: Librairie Hachette. 1911. p. 1962-1963.

ELIADE, Mirceia. Mitos, sonhos e mistérios. Lisboa: Edições 70. 1989.

ENCICLOPÉDIA EINAUDI. v. 10.

FEIJÓ, Álvaro. Os poemas de Álvaro Feijó. Porto: Brasília Editora. p. 80.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento. 1972.

GIL, José. Metamorfoses do corpo. 2. ed. Lisboa: Relógio d’Água. 1997.

GOMES, Joaquim Ferreira. Dez estudos pedagógicos. Coimbra: Almedina. 1977.

GOODY, Jack. Representaciones y contradicciones. La ambivalência hacia las imágenes, el teatro, la ficción, las reliquias y la sexualidade. Barcelona: Paidós. 1999.

GUSDORF, Georges. Professores para quê? 2. ed. Lisboa: Moraes. 1970.

ILLICH, Ivan. Une societe sans école. Paris: Éditions du Seuil. 1971.

KANT, Emmanuel. Opuscules sur l’histoire. Paris: Flammarion. 1990.

KANT, Emmanuel. Qu’est-ce que les Lumières? Paris: Hatier. 2007.

KANT. Pedagogia. Madrid: Akal. 1983.

LEVI-STRAUSS, Claude. História do lince. Porto: ASA. 1992.

MÈLICH, Joan-Carles. Antropología simbólica y acción educative. Barcelona: Paidós. 1996.

MIALARET, Gaston. Introduction aux Sciences de l’Education. Paris: Unesco/Lausanne; Delachaux & Niestlé. 1985.

PESTALOZZI. Le chant du cygne suivi de Mes destinees. Boudry-Neuchâtel: Editions de la Baconnière. 1947.

PESTALOZZI. Léonard et Gertrude. Un livre pour le peuple. v. 1; 2. Boudry-Neuchâtel: Editions de la Baconnière. 1947-1948.

REGO, José Lins do. Doidinho. Lisboa: Editores Associados, s/d. p. 125.

REGO, José Lins do. Menino de engenho. Lisboa: Livros do Brasil & Editorial Verbo, 1971. p. 151.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Émile ou De l´éducation. Paris: Gallimard. 1969.

ROWLING, Joanne Kathleen. Harry Potter e a pedra filosofal. Lisboa: Presença, 1999.

SNYDERS, Georges. Y a-t-il une vie après l’école? Paris: ESF éditeur. 1996.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.