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A política de educação especial no Paraná: marcos históricos da sua constituição
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Palavras-chave

Educação Especial
Política Pública
História

Como Citar

MATOS, Neide da Silveira Duarte de; BARROCO, Sonia Mari Shima. A política de educação especial no Paraná: marcos históricos da sua constituição. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, p. 1153–1168, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i4.8651228. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651228. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Pretende-se historicizar os debates políticos que se travaram no Estado do Paraná a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN nº 4024/1961, quando se manifesta um crescente interesse pelas questões educacionais referentes à pessoa com deficiência. Recuperar a historicidade da Educação Especial como política pública estadual, significa, antes de tudo, que isto nos permite não somente a identificação dos fatos ocorridos, mas lança luz sobre o próprio presente. A apropriação do passado e o seu registro ganham sentido por se referir a um conjunto de ideias e propostas para responder determinados problemas ou questões próprios a um dado momento histórico. Para isso, buscou-se a recuperação documentos referentes ao Brasil e ao Estado do Paraná e de experiências de profissional que atuou na política educacional paranaense, por meio de entrevista e análise documental, trazendo elementos que contribuem para compreensão da educação de pessoas com desenvolvimento atípico em tempos e espaços datados historicamente.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651228
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