A reconstrução histórica do colégio colônia holandesa: uma instituição educacional da imigração holandesa em Arapoti-PR

Autores

  • Carla Roseane de Sales Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Rita de Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651242

Palavras-chave:

História da educação. Imigração Holandesa. Colégio colônia Holandesa.

Resumo

A presente pesquisa refere-se ao trabalho de conclusão do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a qual teve por objetivo investigar o processo histórico de reconstrução do Colégio Colônia Holandesa (CCH) em Arapoti-PR. Para tanto, foi utilizada a metodologia da História oral (coleta de depoimentos orais) combinada com a análise das fontes documentais (o projeto político pedagógico e o regimento da escola). Por meio da memória dos depoentes, buscamos analisar o contexto de constituição do Colégio Colônia Holandesa a partir da chegada dos imigrantes holandeses em Arapoti no início da década de 1960, bem como identificar a organização e a concepção de educação da escola, buscando relacioná-la a política liberal e neoliberal. Sendo assim, a pesquisa desenvolvida buscou contribuir para a ampliação do conhecimento na área da História da Educação Brasileira, por meio de um recorte local, a educação dos imigrantes holandeses em Arapoti-PR.

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Biografia do Autor

Carla Roseane de Sales Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pedagoga na rede estadual de ensino. 

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Professora da Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado e do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

CAMARGO, C. R. de S.; OLIVEIRA, R. de C. da S. A reconstrução histórica do colégio colônia holandesa: uma instituição educacional da imigração holandesa em Arapoti-PR. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, p. 1129–1152, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i4.8651242. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651242. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos