Resumo
A presente pesquisa refere-se ao trabalho de conclusão do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a qual teve por objetivo investigar o processo histórico de reconstrução do Colégio Colônia Holandesa (CCH) em Arapoti-PR. Para tanto, foi utilizada a metodologia da História oral (coleta de depoimentos orais) combinada com a análise das fontes documentais (o projeto político pedagógico e o regimento da escola). Por meio da memória dos depoentes, buscamos analisar o contexto de constituição do Colégio Colônia Holandesa a partir da chegada dos imigrantes holandeses em Arapoti no início da década de 1960, bem como identificar a organização e a concepção de educação da escola, buscando relacioná-la a política liberal e neoliberal. Sendo assim, a pesquisa desenvolvida buscou contribuir para a ampliação do conhecimento na área da História da Educação Brasileira, por meio de um recorte local, a educação dos imigrantes holandeses em Arapoti-PR.Referências
ALBERTI, V. Ouvir Contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
BIANCHETTI, L. Modelo neoliberal e políticas educacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/atividadelegislativa/legislacao/Constituicoes_Brasileiras/constituicao1988.html >. Acesso em: 03 mar. 2015.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1961. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4024.htm#art116 >. Acesso em: 03 mar. 2015.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases do ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências. 1971. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm >. Acesso em: 03 mar. 2015.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm >. Acesso em: 03 mar. 2015.
BRASIL. Lei nº 11.274, de 20 de fevereiro de 2006. Dispõe sobre a organização do ensino fundamental de nove anos. 2996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l11.274.htm >. Acesso em: 03 mar. 2015.
CAMARGO, C. R. S.; BENATTE, A. P. Semióforos da etnicidade o museu imigrante Holandês de Arapoti, Paraná. Ateliê de História, n. 2, v. 1, p. 221-231, 2014.
CARVALHO, L. B.; MELO, E. M. Articulações da política (neo)liberal e seus impactos na educação. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 2, n. 6, p. 50-61, 2012.
CHAVES, N. (Org.). Imigrantes-immigranten: história da imigração holandesa na região dos campos gerais, 1911-201. Ponta Grossa: Estúdio Texto; APHC; NMC, 2011. (Falando de histórias II: imigrantes, educação, culinária, meio ambiente, tecnologia, memórias, n. 2).
CORDEIRO, S. V. A. L. A constituição da escola evangélica de Carambeí: uma instituição educacional da imigração holandesa na região dos Campos Gerais, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2007.
ESCOLA COLÔNIA Holandesa. Arapoti-PR: Museu o Imigrante Holandês, 1980. 1 fotografia.
ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DO COLÉGIO COLÔNIA HOLANDESA DE ARAPOTI. Colégio Colônia Holandesa- Educacão Infantil, Ensino Fundametal e Médio, Arapoti, 2004.
GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 1999.
GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Autonomia da escola: princípios e proposta. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
GOOGLE MAPS. Localização de Arapoti. 1 imagem. Montagem das autoras. Disponível em: < https://www.google.com.br/maps/place/Arapoti+-+PR >. Acesso em: 10 dez. 2017.
HORTA, J. S. B. Liberalismo, tecnocracia e planejamento educacional no Brasil. São Paulo: Autores Associados; Cortes, 1987.
KAPP, A. C.; STREMEL, M. R.; CHAVES, N. B. História do Brasil IV. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2011.
KLEIN, H. Migração internacional na história das Américas. In: FAUSTO, B. (Org.). Fazer a América. São Paulo: Ed. da EDUSP, 1999. p. 13-31.
KREUTZ, L. Escolas étnicas na história da educação brasileira: a contribuição dos imigrantes. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Org.). Histórias e memórias da educação no Brasil: séculos XIX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p. 150-165. v. 2.
LADEIRA, H. O. Um estudo sobre a imigração holandesa nos Campos Gerais. UEPG- Cadernos Universitários, Ponta Grossa, n. 12, 1976.
NASCIMENTO, M. I. M. A primeira escola de Professores dos Campos Gerais – PR. Ponta Grossa, PR: Ed. da UEPG, 2008.
NETO, A. S. História da educação brasileira: do período colonial ao predomínio das políticas educacionais neoliberais. São Paulo: Salta, 2015.
NETTO, J. P. Pequena história da ditadura brasileira (1964-1985). São Paulo: Cortez, 2014.
NEVES, L. M. W. Educação e política no Brasil de hoje. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1999.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Colégio Colônia Holandesa - Educação infantil, ensino fundamental e médio, Arapoti, 2009.
REGIMENTO ESCOLAR. Colégio Colônia Holandesa - Educação infantil, ensino fundamental e médio, Arapoti, 1988.
REGIMENTO ESCOLAR. Colégio Colônia Holandesa - Educação infantil, ensino fundamental e médio, Arapoti, 2009.
ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil (1930/1973). 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1978.
SALA DE aula. Arapoti, PR: Museu o Imigrante Holandês, 1960. 1 fotografia.
SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na historia da educação brasileira. Campinas, 2009. Financiado pelo CNPq.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
TORRES, R. M. Melhorar a qualidade da educação básica: as estratégias do Banco Mundial. In: TOMASI, L.; WARDE, M. J.; HADDAD, S. (Org.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996. p. 125-191.
ZANLORENZI, C. M. P. A expressão do liberalismo na revista A Escola (1906-1910) no Paraná. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2014. Disponível em: < www.lareferencia.info/vufind/.../BR_ >. Acesso em: 01 jun. 2015.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.