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A reconstrução histórica do colégio colônia holandesa: uma instituição educacional da imigração holandesa em Arapoti-PR
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Palavras-chave

História da educação. Imigração Holandesa. Colégio colônia Holandesa.

Como Citar

CAMARGO, Carla Roseane de Sales; OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. A reconstrução histórica do colégio colônia holandesa: uma instituição educacional da imigração holandesa em Arapoti-PR. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, p. 1129–1152, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i4.8651242. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651242. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

A presente pesquisa refere-se ao trabalho de conclusão do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a qual teve por objetivo investigar o processo histórico de reconstrução do Colégio Colônia Holandesa (CCH) em Arapoti-PR. Para tanto, foi utilizada a metodologia da História oral (coleta de depoimentos orais) combinada com a análise das fontes documentais (o projeto político pedagógico e o regimento da escola). Por meio da memória dos depoentes, buscamos analisar o contexto de constituição do Colégio Colônia Holandesa a partir da chegada dos imigrantes holandeses em Arapoti no início da década de 1960, bem como identificar a organização e a concepção de educação da escola, buscando relacioná-la a política liberal e neoliberal. Sendo assim, a pesquisa desenvolvida buscou contribuir para a ampliação do conhecimento na área da História da Educação Brasileira, por meio de um recorte local, a educação dos imigrantes holandeses em Arapoti-PR.
https://doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651242
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