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As representações na imprensa de práticas cívico-patrióticas em instituições escolares de Minas Gerais (Brasil) na primeira metade do século XX
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Palavras-chave

Imprensa. Escola. Patriotismo. Civismo. Minas Gerais.

Como Citar

GATTI, Giseli Cristina do Vale; GATTI JÚNIOR, Décio. As representações na imprensa de práticas cívico-patrióticas em instituições escolares de Minas Gerais (Brasil) na primeira metade do século XX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 29–42, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i1.8651600. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651600. Acesso em: 25 maio. 2024.

Resumo

Trata-se da apresentação de resultados de pesquisa no âmbito da História da Educação, cujo objeto privilegiado foi a relação estabelecida entre os eventos cívico-patrióticos promovidos por duas instituições escolares do Ensino Secundário, nas cidades de Uberaba e de Uberlândia, em Minas Gerais (Brasil), durante a primeira metade do Século XX, com relação às representações veiculadas pela imprensa de ambas as localidades. Em termos de aportes teóricos podem ser citados Nóvoa (1997), Escolano Benito (1998), Souza (1999), Bastos (2002), Bencostta (2006), Candido (2007) etc. Buscou-se as notícias veiculadas pela imprensa local em ambos os municípios, com a constatação da ênfase nos eventos cívicos promovidos pelas escolas, nos quais eram envolvidas as populações locais, o que conferia centralidade destas atividades na vida das escolas, mas, também, na vida das cidades. As fontes de pesquisa incluíram jornais de época, documentação manuscrita e impressa e iconografia. Os resultados apontam para a convergência dos ideais republicanos de formação da cidadania e os eventos cívico-patrióticos efetivados pelas instituições escolares, com grande participação popular e largamente noticiados pela imprensa local em ambas as cidades.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651600
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