Um marco no ensino secundário do estado da Paraíba: o Colégio Estadual de Campina Grande (1948-1953)

Palavras-chave: Ensino Secundário. Instituição Escolar. História da Educação na Paraíba.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a criação e aspectos da implantação do Colégio Estadual de Campina Grande-PB, um marco na história do ensino secundário paraibana, durante a República. Quanto ao recorte temporal, focalizamos o período de 1948 a 1953. O ano de 1948 porque foi proposto oficialmente a construção desse colégio, e, o ano de 1953, por ser o momento que o estabelecimento de ensino foi inaugurado e passou a funcionar em prédio próprio. Metodologicamente, realizamos pesquisa bibliográfica e análise documental. O principais referenciais foram: Bourdieu (1996), Le Goff (1996), Saviani (2007), Sanfelice (2007) e outros. Quanto às fontes, trabalhamos com jornais, anuários, mensagens presidenciais; mensagens de governadores; livros de memorialistas. Em linhas gerais, destacamos que esse feito na cidade de Campina Grande se tratou de um acontecimento grandioso que principiou, no interior da Paraíba, o funcionamento de uma instituição pública de ensino secundário de qualidade. No que tange a sua implantação, ponderamos que foram, três indícios que motivaram essa instauração, a saber: a política educacional de expansão do ensino secundário público; a demanda populacional de Campina Grande; e a expansão do ensino primário na Paraíba e, de forma específica, em Campina Grande.

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Biografia do Autor

Vívia de Melo Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba – HISTEDBR/PB

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Publicado
2018-03-28
Como Citar
Silva, V. de M. (2018). Um marco no ensino secundário do estado da Paraíba: o Colégio Estadual de Campina Grande (1948-1953). Revista HISTEDBR On-Line, 18(1), 90-106. https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651647
Seção
Artigos