A educação na concepção de Herbert Marshall McLuhan (1911-1980)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652024

Palavras-chave:

Educação. Intelectuais. Comunicação. Século XX. Herbert Marshall McLuhan.

Resumo

Análise do pensamento do intelectual Herbert Marshall McLuhan (1911-1980). Especificamente sobre a educação, entendida como processo de direcionamento moral e cultural em consonância com os interesses de grupos hegemônicos, nos Estados Unidos, entre as décadas de 1950 e 1960. A análise foi desenvolvida a partir de um aparato crítico conceitual do pensamento marxiano e envolve autores das diversas áreas do conhecimento. Tal exigência se apresenta como própria de uma abordagem abrangente quanto aos procedimentos da pesquisa bibliográfica em História da Educação. McLuhan foi um intelectual. A partir dessa categoria de análise gramsciana, compreendemos o autor canadense em suas relações sociais, na sociedade capitalista. O objetivo da análise de suas obras, principalmente aquelas escritas e publicadas entre os anos de 1954 e 1964, foi, sobretudo, o esclarecimento do vínculo que estabelece entre educação e comunicação. Seu pensamento se construiu a partir de uma noção evolutiva da história na qual a evolução das letras aos circuitos elétricos das tecnologias de informação, desenvolvidas em sua época, corresponde à evolução humana. Essa é a tese central de sua obra primordial, A Galáxia de Gutenberg (1962). Desenvolvida e continuada em seguida, no livro, Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem (1964). A questão sobre formação humana, mediada pelas mídias, foi o modo pelo qual McLuhan procurou elucidar a questão da educação para o seu tempo.

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Biografia do Autor

William Robson Cazavechia, Universidade Estadual de Maringá

Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participa do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião e Educação nos Tempos Modernos da Universidade estadual de Maringá (UEM).

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maingá

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

CAZAVECHIA, W. R.; ARNAUT DE TOLEDO, C. de A. A educação na concepção de Herbert Marshall McLuhan (1911-1980). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 1004-1015, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i4.8652024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652024. Acesso em: 26 nov. 2020.

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