O curso de licenciatura em música da Escola de Música e Belas Artes do Paraná: lutas e conquistas entre os anos 1949 e 1973

Palavras-chave: História da educação. Formação de professores. Curso de música.

Resumo

O artigo trata do processo de reconhecimento oficial do curso de licenciatura em música da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), com as lutas e conquistas vividas nessa trajetória. Tem como objetivo analisar a formação dos professores de música entre entre 1949 e 1973, contextualizando a criação e o desenvolvimento do curso de formação de professores na instituição. De natureza bibliográfica e documental, a pesquisa se debruçou em fontes documentais oficiais e em livros e artigos como os de Alucci et al. (2012), Fonterrada (2008) e Prosser (2004). Resultou, dessa forma, uma intrincada teia de informações que se inicia com a criação da EMBAP e do seu curso de educação musical, até o reconhecimento oficial pelo Conselho Nacional de Educação, em 1973.

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Biografia do Autor

Tadeu Aparecido Malaquias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor de música pela Secretaria de Cultura e Assistência Social do município de Quatro Barras.

Alboni Marisa D P Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

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Publicado
2018-12-21
Como Citar
Malaquias, T. A., & Vieira, A. M. D. P. (2018). O curso de licenciatura em música da Escola de Música e Belas Artes do Paraná: lutas e conquistas entre os anos 1949 e 1973. Revista HISTEDBR On-Line, 18(4), 980-1003. https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652175
Seção
Artigos