Um MOOC no século XVIII! Um lugar real como plano de estudos para ensinar onde o professor não está presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652345

Palavras-chave:

Historia da educação. Planos de estudos em três dimensões. MOOCs. O caso de Montpellier. O arquetipo de Paris.

Resumo

Os MOOCs (Massive Open Online Courses) estão invadindo o planeta. Portanto, os dispositivos monumentais que ocupam o centro de muitas cidades europeias, por que não considerá-los como planos de estudos (Rationes studiorum) em três dimensões atuando como pioneiros MOOCs ? Dispositivos ensinando ou prescrevendo os valores modernos da instituição monárquica, como as catedrais transmitiram aos analfabetos os valores da sociedade medieval. Dispositivos "abertos", disponíveis para todos, tão "massivos" - um equivalente da função online - e cujo mestre não está presente, de acordo com a definição de um MOOC ! Tomo um caso, o da Place royale de Montpellier, a uma boa distância do "mestre ausente": o rei senta em Versalhes, dias e dias de grands chemins ! A cidade tem um complexo monumental projetado para edificar os habitantes do Sul para os benefícios da monarquia, com o objetivo ou a esperança de moldá-los em sua condição de súditos. Um caso emblemático suficiente, também, a reificar contexto dos modelos mais prestigiados tais grandes eixos triunfais de Berlim ou Londres centros, por exemplo, tendo um em Paris como arquétipo.

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Biografia do Autor

Pierre-Philippe Bugnard, Université de Fribourg

Professor emérito da Universidade de Friburgo na Suíça. Ensinou a história da educação nas universidades de Friburgo, Neuchâtel (Suíça) e Rouen (França), depois de um Doutorado em história contemporânea e estudos em Fribourg e Paris I, bem como uma tese de doutorado. Empoderamento na história da educação (O Tempo dos Espaços Pedagógicos da Catedral Orientada para a Capital Ocidental, 2006 / 2d 2013) .Conviado pela Pontifícia Universidade Católica de Curitiba para um curso e um seminário sobre a história do no semestre de verão de 2018.

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Publicado

2018-06-22

Como Citar

BUGNARD, P.-P. Um MOOC no século XVIII! Um lugar real como plano de estudos para ensinar onde o professor não está presente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 305–322, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i2.8652345. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652345. Acesso em: 5 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos