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Um MOOC no século XVIII! Um lugar real como plano de estudos para ensinar onde o professor não está presente
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Palavras-chave

Historia da educação. Planos de estudos em três dimensões. MOOCs. O caso de Montpellier. O arquetipo de Paris.

Como Citar

BUGNARD, Pierre-Philippe. Um MOOC no século XVIII! Um lugar real como plano de estudos para ensinar onde o professor não está presente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 305–322, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i2.8652345. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652345. Acesso em: 17 jun. 2024.

Resumo

Os MOOCs (Massive Open Online Courses) estão invadindo o planeta. Portanto, os dispositivos monumentais que ocupam o centro de muitas cidades europeias, por que não considerá-los como planos de estudos (Rationes studiorum) em três dimensões atuando como pioneiros MOOCs ? Dispositivos ensinando ou prescrevendo os valores modernos da instituição monárquica, como as catedrais transmitiram aos analfabetos os valores da sociedade medieval. Dispositivos "abertos", disponíveis para todos, tão "massivos" - um equivalente da função online - e cujo mestre não está presente, de acordo com a definição de um MOOC ! Tomo um caso, o da Place royale de Montpellier, a uma boa distância do "mestre ausente": o rei senta em Versalhes, dias e dias de grands chemins ! A cidade tem um complexo monumental projetado para edificar os habitantes do Sul para os benefícios da monarquia, com o objetivo ou a esperança de moldá-los em sua condição de súditos. Um caso emblemático suficiente, também, a reificar contexto dos modelos mais prestigiados tais grandes eixos triunfais de Berlim ou Londres centros, por exemplo, tendo um em Paris como arquétipo.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652345
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