Banner Portal
Um MOOC no século XVIII! Um lugar real como plano de estudos para ensinar onde o professor não está presente
PDF (Français (France))

Palavras-chave

Historia da educação. Planos de estudos em três dimensões. MOOCs. O caso de Montpellier. O arquetipo de Paris.

Como Citar

BUGNARD, Pierre-Philippe. Um MOOC no século XVIII! Um lugar real como plano de estudos para ensinar onde o professor não está presente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 305–322, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i2.8652345. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652345. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Os MOOCs (Massive Open Online Courses) estão invadindo o planeta. Portanto, os dispositivos monumentais que ocupam o centro de muitas cidades europeias, por que não considerá-los como planos de estudos (Rationes studiorum) em três dimensões atuando como pioneiros MOOCs ? Dispositivos ensinando ou prescrevendo os valores modernos da instituição monárquica, como as catedrais transmitiram aos analfabetos os valores da sociedade medieval. Dispositivos "abertos", disponíveis para todos, tão "massivos" - um equivalente da função online - e cujo mestre não está presente, de acordo com a definição de um MOOC ! Tomo um caso, o da Place royale de Montpellier, a uma boa distância do "mestre ausente": o rei senta em Versalhes, dias e dias de grands chemins ! A cidade tem um complexo monumental projetado para edificar os habitantes do Sul para os benefícios da monarquia, com o objetivo ou a esperança de moldá-los em sua condição de súditos. Um caso emblemático suficiente, também, a reificar contexto dos modelos mais prestigiados tais grandes eixos triunfais de Berlim ou Londres centros, por exemplo, tendo um em Paris como arquétipo.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652345
PDF (Français (France))

Referências

AGULHON, M. Paris. La traversée d’est en ouest. In: NORA, P. (Dir.). Les lieux de mémoire III. Les France, 3. De l’archive à l’emblème. Paris: NRF Gallimard, 1992.

BLANDIN, B. La formation ouverte et à distance: état des lieux. 1999. Disponible en: < http://cefamille.pagesperso-orange.fr/DOC-FOAD-Blandin.htm >. Accédé en:15 avril 2018.

BUGNARD, P.-P. Le Temps des espaces pédagogiques. De la cathédrale orientée à la capitale occidentée. Nancy: PUN; Editions Universitaires de Lorraine. 2006, rééd. 2013.

DEMOULE, J.-P. Lascaux. In: NORA, P. (Dir.). Les lieux de mémoire III. Les France, 3. De l’archive à l’emblème. Paris: NRF Gallimard, 1992.

HIMELFARB, H. Versailles, fonctions et légendes. NORA, P. (Dir.). Les lieux de mémoire II. La Nation, 2. Le territoire, l’État, le patrimoine. Paris: NRF-Gallimard, 1986.

HOBSBAWM, E.; RANGER, T. The Invention of Tradition. Cambridge: University Press, 1983. (L'invention de la tradition, trad. par Vivier Ch. Paris: Éditions Amsterdam, 2006).

HUMPHREY, C.; VITEBSKY, P. L’architecture sacrée. Modèles cosmiques, formes et ornements symboliques, traditions occidentales et orientales. Köln: Evergreen, 2002. (trad. de l’anglais par Carteron, S.. Titre original: Sacred Architecture. London U.K.: Duncan Baird Publ., 1997).

HONEGGER, M. Chant grégorien. Connaissance de la musique. Paris: Bordas, 1996/1976. (Les Savoirs).

JACQUINOT, G. Apprivoiser la distance et supprimer l'absence? Ou les défis de la formation à distance. Revue française de pédagogie, n. 102, v. 1-2, p. 55-67, 1993.

ORAVEP. Formation Ouverte et à Distance: la situation en France. 1994. Disponible en: < http://www.viviani.org/tice_fod/tice/definit >. Accédé en:15 avril 2018.

PINOL, J.-L. Les historiens et les phénomènes de ségrégation. In: BRUN, J. ; RHEIN, C. (Eds.). La ségrégation dans la ville. Paris: L’Harmattan, 1994.

POMMIER, É. Versailles, l’image du souverain. In: NORA, P. (Dir.) Les lieux de mémoire II. La Nation, 2. Le territoire, l’État, le patrimoine Paris: NRF-Gallimard, 1986.

RECHT, R. Le croire et le voir. L’art des cathédrales (XIIe-XVe s.). Paris: Gallimard, 1999. (Bibliothèque illustrée des Histoires).

TILLBERG, P. Blir du lönsam lille vän? Musée d’Art moderne Stockholm. 1972. (Voir: SCHIFFER, H.; WINKELER, R. Tausend Jahre Schule. Eine Kulturgeschichte des Lernens in Bildern. Stuttgart. Zürich: Belser Verlag, 1994.).

WALDROP, M. M. Campus 2.0. Massive open online courses are transforming higher education – and providing fodder for scientific research. Nature, n. 160, v. 495, mar. 2013.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.