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A trajetória da escola isolada rural paulista no período republicano e a influência do ruralismo pedagógico
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Palavras-chave

Escola rural
Ruralismo pedagógico
Escola isolada

Como Citar

JESUS, Adriana do Carmo de; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. A trajetória da escola isolada rural paulista no período republicano e a influência do ruralismo pedagógico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020002, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8653190. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653190. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Ao longo deste artigo trataremos da escola rural primária no período republicano e de sua associação com o modelo de escola multisseriada e unidocente denominada escola isolada – termo que se torna mais usual no fim do século XIX. Essa associação não se origina nesse trabalho, há autores importantes que já escreveram sobre o assunto e é com eles também que travaremos nosso diálogo para apreender o conceito de escola isolada rural. Em nossas análises abordaremos a relação entre café, ferrovia, coronelismo e escola, bem como a influência do ruralismo pedagógico no contexto educacional da época. Identifica-se que a organização dos serviços públicos ou de utilidade coletiva, sobretudo no que concerne à educação primária, era feita à revelia da zona rural. Nesse sentido, por mais que as escolas primárias rurais fossem criadas por meio de decretos em todo interior paulista, havia pouca, ou nenhuma, garantia de que elas, de fato, chegassem a ser instaladas.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8653190
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