Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Direitos Autorais
Política de Arquivamento
Política de Acesso Aberto
Política de Retratação do Crossmark
Pareceristas
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 20 (2020): Publicação Contínua
v. 20 (2020): Publicação Contínua
Créditos da imagem: iStock
Publicado:
2020-04-30
Editorial
Editorial
Luciana Cristina Salvatti Coutinho
e020060
PDF
Debates
A consciência filosófica na pedagogia histórico-crítica
entrevista com Dermeval Saviani
Marcos Francisco Martins, Andre Canevalle Rezende
e020018
PDF
Artigos
A universidade como resistência
em busca de uma epistemologia da práxis
Solange Martins Oliveira Magalhães, Ivan Fortunato, Juanjo Mena
e020001
PDF (Español (España))
A trajetória da escola isolada rural paulista no período republicano e a influência do ruralismo pedagógico
Adriana do Carmo de Jesus, Maria Cristina dos Santos Bezerra
e020002
PDF
ISEB - Instituto Superior de Estudos Brasileiros
a ação do MEC na formação acadêmica de intelectuais orgânicos do “Nacional-Desenvolvimentismo” nos anos de 1950
Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira, Luciano Ximenes Aragão
e020003
PDF
Notas etnográficas sobre o surgimento dos cursos de formação de professores de ciências no semiárido baiano
Elizeu Pinheiro da Cruz
e020004
PDF
Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio
uma análise à luz de categorias de Florestan Fernandes
Maria Carolina Pires de Andrade; Vânia Cardoso da Motta
e020005
PDF
A formação de professores na experiência alemã e espanhola
Acácio Nascimento Figuerêdo, Cristiano de Jesus Ferronato, Viviane Vieira Santos Matos
e020006
PDF
Esboço de uma história da aula universitária
Guilherme Torres Correa, Maria Isabel de Almeida
e020007
PDF
O programa “Educação: Compromisso de São Paulo” e o “Novo Modelo de Escola de Tempo Integral”
crítica à incorporação dos valores da lógica empresarial na educação escolar pública
César Augusto Rodrigues
e020008
PDF
O discurso político brasileiro sobre o nexo pedagógico entre cinema e educação (1910-1930)
Evelyn Fernandes Azevedo Faheina
e020009
PDF
O Mundo da Criança
categorias de abordagens para a formação dos bons costumes para o infante
Joyce de Fátima Morais Morais, Elaine Rodrigues
e020010
PDF
Mundo do trabalho e as reformas na educação
a formação do trabalhador flexível e a precarização do ensino
Renan Araújo, Karla Cristina Prudente Pereira, Larissa Ribeiro da Silva
e020011
PDF
Concepção teórico-metodológica dialética
uma incursão aos movimentos de educação popular
Cristiano de Jesus Ferronato, Hamilcar Silveira Dantas Junior, Acácio Nascimento Figuerêdo
e020012
PDF
Apontamentos sobre a organização do criacionismo e do intelligent design nos EUA e no Brasil
Hugo Rodrigues da Silva
e020013
PDF
Abordagem históriográfica da educação de tempo integral no Brasil
Elaniese do Socorro Lima da Silva, Maria de Fatima Matos de Souza, Renato Pinheiro da Costa
e020014
PDF
A brincadeira de faz de conta de papéis sociais na produção acadêmica brasileira (2010-2016)
Géssica de Aguiar Lima, Sinara Almeida da Costa
e020015
PDF
A evolução das matrículas na educação básica no Brasil
alguns questionamentos
Nicholas Davies, Alzira Batalha Alcântara
e020016
PDF
Políticas e reformas curriculares no Brasil
perspectiva de currículo a partir da pedagogia histórico-crítica versus a base nacional curricular comum e a pedagogia das competências
Julia Malanchen, Silvia Alves dos Santos
e020017
PDF
A pedagogia histórico-crítica no âmbito da educação brasileira
do senso comum à práxis revolucionária na educação
Marcos Roberto Lima, José Claudinei Lombardi, Desiré Luciane Dominschek
e020019
PDF
O tema da prática na pedagogia histórico-crítica
Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Nayara Bessa Barreto
e020020
PDF
Projeto tosco em ação
entre professores a serviço de uma educação militarizada e a fabulação do adolescente que superou as drogas
Maria Lourdes Silva, Diego Fernando Cunha Silva
e020021
PDF
A participação docente na nova reforma do ensino médio
um estudo sobre Pilar do Sul/SP
Damaris Daiane Dias da Silva, Marcos Francisco Martins
e020022
PDF
A produção acadêmica sobre os movimentos educativos populares da década de 1960 e as ligas camponesas
um olhar sobre teses e dissertações da UFPB e as reuniões da ANPED (2006-2016)
Kelyana da Silva Lustosa, Maria do Socorro Silva
e020023
PDF
A construção e difusão do conhecimento por meio de contos africanos
a tradição oral sobre a cosmologia Iorubá
Eudaldo Francisco Santos Filho, Janaina Bastos Alves
e020024
PDF
ERRATA
Educação infantil
projetos de educação em disputa, questões de democratização e humanização da escola da infância
Adenil Alves Rodrigues, Doriedson do Socorro Rodrigues, Vandreia de Oliveira Rodrigues
e020025
PDF
Renovação do marxismo na Argentina
José Aricó e a revista pasado y presente
Alessandro de Melo, Ana Claudia Marochi
e020026
PDF
Contribuições da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica na educação infantil
a socialização do saber sistematizado em questão
Viviane Aparecida Bernardes de Arruda, Marta Silene Ferreira Barros
e020027
PDF
Características desejáveis ao professor
um estudo dos manuais pedagógicos de Everardo Backheuser – 1933 a 1946
Bianca Neves Prachum, Oriomar Skalinski Junior
e020028
PDF
Carta de ABC, de Antonio Maria Barker (livraria Commercial, Pelotas, 1924)
Eliane Peres
e020029
PDF
História, política e educação
um estudo do ensino primário na transição dos períodos republicanos no Paraná (1920-1934)
Cassio de Souza Farias, Jorge Uilson Clark
e020030
PDF
O gerencialismo e a educação no Espírito Santo
Tatiana Gomes dos Santos Peterle, Marcelo Lima, Jefferson Ferreira Alvarenga
e020031
PDF
Percalços e desafios da profissão docente no meio rural em Ariquemes (RO)
trilhas de um caminho
Roger dos Santos Lima, Josemir Almeida Barros
e020032
PDF
“Se unidos estivermos, certo venceremos”
a experiência organizativa da liga de professores do Rio de Janeiro (1919-1937)
Marcelo Gomes da Silva
e020033
PDF
Inclusão à moda brasileira
considerações sobre o termo “inclusão” e suas variantes no discurso da Revista Nova Escola
Matheus Henrique de Almeida, Márcio Antônio Gatti
e020034
PDF
Produções bibliográficas sobre o programa Universidade Para Todos (ProUni) entre 2005 e 2018
desenho do programa; perfil dos ingressantes; permanência e egressos
André Pires, Maynara de Oliveira Ribeiro
e020035
PDF
Histórias de adesões, acomodações e resistências em tempos de ditadura
memórias de formação de professoras/es do instituto de educação do Pará (1964-1985)
Maria José Aviz do Rosário
e020036
PDF
Implicações e entraves da efetivação do direito à educação infantil no Brasil
Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo Lopes
e020037
PDF
A construção das masculinidades nos internatos do Colégio Nacional de La Plata (Argentina, 1910-1920)
Pablo Kopelovich
e020038
PDF (Español (España))
O programa Projovem Urbano
percursos de uma proposta para a educação de jovens e adultos (EJA)
Jean Carlos Almeida Cordoval, Samira Saad Pulchério Lancillotti
e020039
PDF
Florestan Fernandes
defesa da educação pública e reparação racial aos negros na constituinte
Genilson Ferreira da Silva, Wilson da Silva Santos
e020040
PDF
A dislexia a partir do enfoque histórico cultural
uma proposta de intervenção integral no sistema educativo cubano
Ariel Zulueta Bravo
e020041
PDF (Español (España))
Trabalho educativo e conhecimento científico
a pedagogia histórico-crítica e o papel do professor
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Luiz Antonio de Oliveira, Flávio Massami Martins Ruckstadter
e020042
PDF
Legislação e educação na América colonial portuguesa
as instruções ao governador e o diretório de 1757
Alberto Damasceno, Luane Tomé
e020043
PDF
Nem todos eram rebeldes
adesão à política universitária da Onganiato nos setores do movimento estudantil Santafesino
Natalia Vega
e020044
PDF (Español (España))
Os professores das instituições escolares da Companhia Ford Industrial do Brasil na Amazônia brasileira (1927-1945)
Edna Marzzitelli Pereira, Mara Regina Martins Jacomeli
e020045
PDF
A relação entre juventude, trabalho e educação profissional no século XXI
uma análise sobre o Programa Jovem Aprendiz sob a perspectiva de classe social
Claudiane Braga Belmiro, Carlos Alberto Lucena
e020046
PDF
Entre riquezas e pobrezas
a expansão da escola paulista no contexto da república
Géssica Priscila Ramos
e020047
PDF
Catarse e individualidade na estética de György Lukács e na pedagogia histórico-crítica
Mariana de Cássia Assumpção
e020048
PDF
Mckinsey & Company e o jogo da consultocracia em rede na educação básica
Camila Azevedo Souza
e020049
PDF
Elisa Scheid
uma professora nos movimentos de trabalhadores da estrada de ferro central do Brasil (Engenho de Dentro, Rio De Janeiro, 1890 a 1910)
Irma Rizzini, Camilla Estevam Dantas Gomes, Alessandra Frota Martinez de Schueler
e020050
PDF
A municipalização do ensino fundamental em Santa Catarina e os reflexos para as escolas rurais multisseriadas de Concórdia
Solange Aparecida Zotti, José Luís Sanfelice
e020051
PDF
Mercantilização da educação, escola pública e trabalho educativo
uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica
André Silva Martins, Leonardo Docena Pina
e020052
PDF
Planos de governo, educação física e eleições municipais 2016 no Rio de Janeiro
Emanoel Borges Candal, Marcelo Paula de Melo
e020053
PDF
As histórias em quadrinhos (HQs) e o ensino de história
canudos entre textos e imagens
Paulo Augusto Tamanini, Jonathan Diogenes Costa
e020054
PDF
O processo de morte e morrer
educação da enfermagem na escola e em serviço
Márden Cardoso Miranda Hott, Amanda Márcia dos Santos Reinaldo
e020055
PDF
O papel dos articuladores na configuração da revista “A Escola” (1906-1910)
Maria Isabel Moura Nascimento, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Sandra do Rocio Ferreira Leal
e020056
PDF
O compêndio geografia para quarta série secundária (1938) de Aroldo de Azevedo sob a perspectiva da organização do trabalho didático
Jane das Dores Guimarães Oshiro, Carla Villamaina Centeno
e020057
PDF
História social da criança proletária
contribuições da obra de Friedrich Engels para a compreensão do tema
Jorge Fernando Hermida
e020058
PDF
As relações entre divisão do trabalho, classe social e educação na antiguidade e suas repercussões na atualidade
Carla Irene Roggenkamp
e020059
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
9747
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
5071
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2473
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
2240
Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas
2023
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários