O tema da prática na pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659366

Palavras-chave:

Prática, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

Neste artigo, divulgamos resultados do balanço do tema da prática no pensamento de Dermeval Saviani, tomando como obra central Pedagogia Histórico-Crítica. Este trabalho insere-se em pesquisa mais ampla, que teve como foco o estudo teórico da noção de “de “prática como critério de verdade”, aprofundando o entendimento desta categoria (a) na obra de Barata-Moura; (b) na obra de Marx e Engels; (c) nas proposições que sustentam as posições histórico-críticas sobre a formação de professores no Brasil e (d) nas teses e dissertações produzidas com a explícita finalidade de discutir a prática como norteadora da formação de professores. Nos move o esforço do inventário crítico das concepções de prática nas proposições que, reivindicando o materialismo histórico e dialético, estão subsidiando e fundamentando a formação de professores.

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Biografia do Autor

Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunto 3 da Universidade Federal da Bahia.

Nayara Bessa Barreto , Universidade Federal da Bahia

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2020-07-09

Como Citar

PEIXOTO, E. M. de M.; BARRETO , N. B. . O tema da prática na pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020020, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8659366. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659366. Acesso em: 28 set. 2022.

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