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O tema da prática na pedagogia histórico-crítica
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Palavras-chave

Prática
Pedagogia histórico-crítica

Como Citar

PEIXOTO, Elza Margarida de Mendonça; BARRETO , Nayara Bessa. O tema da prática na pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020020, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8659366. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659366. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, divulgamos resultados do balanço do tema da prática no pensamento de Dermeval Saviani, tomando como obra central Pedagogia Histórico-Crítica. Este trabalho insere-se em pesquisa mais ampla, que teve como foco o estudo teórico da noção de “de “prática como critério de verdade”, aprofundando o entendimento desta categoria (a) na obra de Barata-Moura; (b) na obra de Marx e Engels; (c) nas proposições que sustentam as posições histórico-críticas sobre a formação de professores no Brasil e (d) nas teses e dissertações produzidas com a explícita finalidade de discutir a prática como norteadora da formação de professores. Nos move o esforço do inventário crítico das concepções de prática nas proposições que, reivindicando o materialismo histórico e dialético, estão subsidiando e fundamentando a formação de professores.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659366
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