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O programa “Educação: Compromisso de São Paulo” e o “Novo Modelo de Escola de Tempo Integral”
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Palavras-chave

Neoliberalismo
Toyotismo
Educação pública
. Novo Modelo de Escola de Tempo Integral

Como Citar

RODRIGUES, César Augusto. O programa “Educação: Compromisso de São Paulo” e o “Novo Modelo de Escola de Tempo Integral”: crítica à incorporação dos valores da lógica empresarial na educação escolar pública. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020008, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8654673. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654673. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o modo pelo qual se processam os valores da lógica empresarial incorporada pelo “Novo Modelo de Escola de Tempo Integral”, um dos pilares do programa “Educação: Compromisso de São Paulo”, adotado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. As análises teórica e documental demonstram que esse programa tem sua origem na iniciativa privada e se estrutura em concordância com o complexo valorativo neoliberal e com os modelos de gestão empresarial de caráter toyotista. Tais valores se incorporam, não só nos mecanismos de gestão escolar, como se objetivam em propostas pedagógicas de educação empreendedora. Conclui-se que essas concepções, ao serem incorporadas pela escola pública, subtraem da educação escolar seu propósito de transmissora dos conhecimentos historicamente produzidos pelo conjunto de homens e mulheres, transformando-a em mera via direta de adaptação ao mercado de trabalho.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654673
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