Banner Portal
El programa “Educação: Compromisso de São Paulo” y “Novo Modelo de Escola de Tempo Integral”
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Neoliberalismo
Toyotismo
Educación pública
. Nuevo modelo de escuela de tiempo completo

Cómo citar

RODRIGUES, César Augusto. El programa “Educação: Compromisso de São Paulo” y “Novo Modelo de Escola de Tempo Integral”: crítica a la incorporación de valores de lógica empresarial en la educación de la escuela pública. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020008, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8654673. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654673. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumen

El propósito de este documento es analizar la forma en que se procesan los valores de la lógica empresarial incorporados en el "Nuevo modelo de escuela de tiempo completo", uno de los pilares del programa "Educación: Compromiso de São Paulo", adoptado por el Departamento de Educación del Estado. de Sao Paulo Los análisis teóricos y documentales muestran que este programa tiene su origen en la empresa privada y está estructurado de acuerdo con la compleja valoración neoliberal y los modelos de gestión empresarial toyotista. Dichos valores se incorporan no solo en los mecanismos de gestión escolar, sino también en las propuestas pedagógicas de la educación empresarial. Se concluye que estas concepciones, cuando son incorporadas por la escuela pública, restan de la educación escolar su propósito de transmitir el conocimiento históricamente producido por el conjunto de hombres y mujeres, transformándolo en una mera forma de adaptación al mercado laboral.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8654673
PDF (Português (Brasil))

Citas

ALESSI, G. O dia em que cem policiais sitiaram uma escola ocupada em São Paulo. Jornal El País, 2015. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/11/politica/1447273812_584840.html?id_externo_rsoc=FB_CM. Acesso em: 20 jan. 2016.

ALUNOS ocupam escolas e desafiam plano de Alckmin. Brasil 247, 2015. Disponível em: https://www.brasil247.com/pt/247/sp247/205059/Alunos-ocupam-escolas-e-desafiam-plano-de-Alckmin.htm. Acesso em: 20 jan. 2016.

ALVES, G. A. P. Dimensões da reestruturação produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. 2. ed. Londrina, PR: Praxis; Bauru, SP: Canal 6, 2007.

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Educação pública de qualidade: quanto custa esse direito? São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/imaso/Documents/PESQUISA/INVESTIMENTO%20SOCIAL%20PRIVADO/CAMPANHA%20NACIONAL%20PELO%20DIREITO%20À%20EDUCAÇÃO.%20Educação%20Pública%20de%20Qualidade%20-%20quanto%20custa%20esse%20direito.pdf. Acesso em: 15 dez. 2018.

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. O que é CAQi e CAQ. Disponível em: http://www.custoalunoqualidade.org.br/o-que-e-caqi-e-o-caq. Acesso em: 15 dez. 2018a.

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil? Disponível em: http://www.custoalunoqualidade.org.br/arquivos/folder.pdf. Acesso em: 15 dez. 2018b.

CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Simulador básico do CAQi. Disponível em: http://www.custoalunoqualidade.org.br/simulador-basico-do-caqi. Acesso em: 15 dez. 2018c.

COSTA, A. C. G. A presença da pedagogia: teoria e prática da ação socioeducativa. 2. ed. São Paulo: Global: Instituto Ayrton Senna, 2001.

COSTA, A. C. G. Pedagogia da Presença. Disponível em: https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2019/01/pedagogia-da-presenca.pdf. Acesso em: 12 dez. 2018.

COSTA, A. C. G. Ser empresário: o pensamento de Norberto Odebrecht. Rio de Janeiro: Versal Editores, 2005.

DEGENSZAJN, A. Decompondo as parcerias: doações e coinvestimentos. In: DEGENSZAJN, A.; ROLNIK, I. (org.). Censo GIFE 2014/GIFE. São Paulo: Max Editora, 2015. p. 18-25.

DEGENSZAJN, A.; ROLNIK, I. (org.). Censo GIFE 2014/GIFE. São Paulo: Max Editora, 2015.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

FERNADES, T. Bolsonaro propõe ensino a distância para combater marxismo e reduzir custos. Folha de São Paulo, 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/08/bolsonaro-propoe-ensino-a-distancia-para-combater-marxismo-e-reduzir-custos.shtml. Acesso em: 24 dez. 2018.

FERRETTI, C. J. A reforma do ensino médio: uma crítica em três níveis. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, n. 9, p. 41-49, jan./dez. 2003.

FONTES, V. O Brasil e o capital imperialismo: teoria e história. 2. ed. Rio de Janeiro: EPSJV: Editora UFRJ, 2010.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr./jun. 2012.

FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL. Encontro debate diretrizes para seleção de diretores de escolas públicas. 2015. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/noticias/encontro-debate-diretrizes-para-a-selecao-de-diretores-de-escolas-publicas/. Acesso em: 13 fev. 2016.

FUNDAÇÃO ODEBRECHT. Legado Imensurável. Disponível em: https://www.fundacaoodebrecht.org.br/Imprensa/Noticias/Noticia/616/Legado-Imensuravel#.XBq5pfZFyUk. Acesso em: 19 dez. 2018.

HOLD ASSESSORIA LEGISLATIVA. Mendonça Filho. Disponível em: http://www.holdassessoria.com.br/governo-temer/mendonca-filho/. Acesso em: 14 dez. 2018.

INSTITUTO DE CO-RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO. Escola da escolha: um novo jeito de ver, sentir e cuidar dos estudantes brasileiros. Disponível em: http://icebrasil.org.br/escola-da-escolha/. Acesso em: 14 dez. 2018a.

INSTITUTO DE CO-RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO. Livreto Institucional. Disponível em: http://icebrasil.org.br/wp-content/uploads/2017/05/Livreto_Digital_Institucional.pdf. Acesso em: 14 dez. 2018b.

INSTITUTO DE CO-RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO. Modelo de Gestão – Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE): uma nova escola para a Juventude Brasileira (escolas de ensino médio em tempo integral). 2011. Disponível em: http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2010/seduc_prof/download/Manual_ModeloGestao. Acesso em: 26 out. 2018.

INSTITUTO DE CO-RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO. Sobre o ICE. Disponível em: http://icebrasil.org.br/sobre-o-ice/. Acesso em: 14 dez. 2018c.

KUENZER, A. Z. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 331-354, abr./jun. 2017.

LIMA, A. L. D. A aposta do investimento social privado na educação. In: DEGENSZAJN, A.; ROLNIK, I. (org.). Censo GIFE 2014/GIFE. São Paulo: Max Editora, 2015. p. 26-33.

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Tradução Newton Ramos de Oliveira. Campinas, São Paulo: Alínea, 2010.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. 4. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

MENEZES, E. T. de; SANTOS, T. H. dos. Verbete pedagogia da presença. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/pedagogia-da-presenca/. Acesso em: 18 dez. 2018.

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO. Gerenciar uma escola vai além da pedagogia, diz presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação. 2012a. Disponível em: http://www.observatoriodaeducacao.org.br/index.php/entrevistas/56-entrevistas/1153-gerenciar-uma-escola-vai-alem-da-pedagogia-diz-presidente-do-instituto-de-co-responsabilidade-pela-educacao. Acesso em: 14 dez. 2018.

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO. Somente setor empresarial compõe Conselho do Programa como sociedade civil. 2012b. Disponível em: http://www.observatoriodaeducacao.org.br/index.php/controle-social/73-controle-social/1182-somente-setor-empresarial-compoe-conselho-do-programa-como-sociedade-civil. Acesso em: 14 dez. 2018.

PEREIRA, P. Saída para educação está na iniciativa privada, diz futuro chefe do MEC. Revista Exame, 2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/saida-para-educacao-esta-na-iniciativa-privada-diz-futuro-chefe-do-mec/. Acesso em: 21 dez. 2018.

PINTO, J. M. de R. O Fundeb na perspectiva do custo aluno qualidade. Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 93, p. 101-117, jan./jun. 2015.

SÃO PAULO. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria Estadual de Educação. Informações Básicas do Programa de Ensino Integral. 2012a. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/727.pdf. Acesso em: 25 jan. 2016.

SÃO PAULO. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria Estadual de Educação. Lei Complementar nº 1.191, de 28 de dezembro de 2012. 2012b. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2012/lei.complementar-1191-28.12.2012.html. Acesso em: 25 jan. 2016.

SÃO PAULO. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria Estadual de Educação. Plano de Ação da SEE para as Escolas de Ensino Integral: 2014 - Ensino Médio. 2014a. Disponível em: http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/Intranet/searchResults/?javax.portlet.ctx_vca=currentTemplateID%3DPAGE%26viewconfig_target_Id_Mapping%3DsearchResults%26query%3Descola%2Bde%2Bensino%2Bintegral%26currentPageNo%3D1. Acesso em: 25 jan. 2016.

SÃO PAULO. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria Estadual de Educação. Tutorial de Recursos Humanos. Programa de Ensino Integral. 2014b. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/343.pdf Acesso em: 25 jan. 2016.

SÃO PAULO. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria Estadual de Educação. Diretrizes do Programa de Ensino Integral. 2012c. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/726.pdf. Acesso em: 25 jan. 2016.

SÃO PAULO. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria Estadual de Educação. Iniciativa propõe pacto com a sociedade para tornar a educação paulista uma das melhores do mundo. 2018. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/compromisso-sp. Acesso em: 10 dez. 2018.

SÃO PAULO. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria Estadual de Educação. Programa de Educação Integral do Estado de São Paulo fomenta autonomia dos estudantes. 2015. Disponível em: http://educacaointegral.org.br/experiencias/programa-de-educacao-integral-fomenta-autonomia-dos-estudantes/. Acesso em: 10 dez. 2015.

SÃO PAULO. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria Estadual de Educação. Secretário e governador se reúnem com instituições parceiras da Educação. 2013. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/secretario-e-governador-se-reunem-com-instituicoes-parceiras-da-educacao. Acesso em: 10 dez. 2015.

SÃO PAULO. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria Estadual de Educação. Governador anuncia programa de ações e convida a sociedade para compromisso pela educação. 2011. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/governador-anuncia-programa-de-acoes-e-convida-a-sociedade-para-compromisso-pela-educacao. Acesso em: 10 dez. 2015.

SÃO PAULO. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria Estadual de Educação. Reorganização escolar é adiada para garantir o diálogo com comunidade escolar em 2016. 2016. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/reorganizacao. Acesso em: 24 dez. 2018.

SAVIANI, D. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia, v. 11, n. 21/22, p. 127-140, jan./dez. 1997.

SOUZA, R. M. de. O discurso do protagonismo juvenil. 2006. 350 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

SOUZA, R. M. de. Protagonismo juvenil: o discurso da juventude sem voz. Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, v. 1, n. 1, p. 1-28, 2015.

TOMAZELA, J. M. “Tem política misturada nisso’, diz Alckmin sobre escola invadida. O Estado de S. Paulo, 2015. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,tem-politica-misturada-nisso--diz-alckmin-sobre-escola-invadida,10000001767. Acesso em: 21 dez. 2018.

ZIBAS, D. M. L.; FERRETTI, C. J.; TARTUCE, G. L. B. P. O protagonismo de alunos e pais no ensino médio. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2004.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.