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Características desejáveis ao professor
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Palavras-chave

Everardo Backheuser
Manuais pedagógicos
Intelectuais católicos
Modelo de professor

Como Citar

PRACHUM, Bianca Neves; SKALINSKI JUNIOR, Oriomar. Características desejáveis ao professor: um estudo dos manuais pedagógicos de Everardo Backheuser – 1933 a 1946. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020028, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8657133. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8657133. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é identificar e analisar as características desejáveis ao professor conforme presentes nos manuais pedagógicos escritos pelo intelectual católico Everardo Backheuser (1879-1951): Aritmética na Escola Nova (1933), Técnica da Pedagogia Moderna (1934), Ensaio de Biotipologia Educacional (1941) e O Professor (1946). As fontes selecionadas são aqui compreendidas como parte da estratégia cultural e política dos agentes católicos, no sentido de conformar a atuação dos professores e favorecer a incorporação por parte dos mesmos de um habitus desejável – que contribuiria para alavancar os valores e os interesses católicos no campo educacional. Utiliza-se como referencial teórico metodológico a análise de conteúdo de Laurence Bardin, com vistas à sistematização dos dados levantados. Como ferramentas conceituais para a interpretação dos conteúdos empregam-se conceitos de Pierre Bourdieu, notadamente, os de campo e de habitus, bem como de Michel de Certeau, destacando-se o conceito de estratégia. Verificou-se dentre os principais resultados que Backheuser, em seus manuais, prescrevia aos professores que fossem antes de tudo educadores, nos termos em que deveriam trabalhar pela formação integral dos alunos (corpo, intelecto, moral/espírito). Dentre as características por ele entendidas como desejáveis aos professores destacam-se a autoridade, o estudo contínuo, o otimismo, o “ser exemplo”, a assiduidade, a pontualidade, o diálogo, a disposição para conhecer os alunos, o espírito de cooperação e a iniciativa. As fontes dão conta de uma apropriação particular da Escola Nova empreendida pelo autor, que dialogou com as novidades da pedagogia moderna, a partir da matriz da tradicional pedagogia católica.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657133
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