A participação docente na nova reforma do ensino médio

um estudo sobre Pilar do Sul/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8652032

Palavras-chave:

Administração escolar, Gestão escolar, Lei 13.415/2017, Medida Provisória 746/2016, Políticas públicas educacionais, Reforma do ensino médio

Resumo

O presente artigo tem como tema as análise das relações que se encontram no processo de gestão escolar e educacional, e a importância que a participação de seus agentes, especialmente os professores, tem para que ela seja desenvolvida de maneira transparente, democrática e, assim, com qualidade social. É um estudo direcionado, especificamente, à nova reforma do ensino médio, formalmente encaminhada pela Medida Provisória 746/2016 e, posteriormente, transformada na Lei 13.415/2017. A pesquisa que originou este artigo teve como problema saber sobre o efetivo conhecimento e envolvimento dos professores da rede pública estadual de Pilar do Sul/SP neste processo. Metodologicamente, o enfoque foi qualitativo e contou com um estudo bibliográfico e documental acerca da referida Lei, bem como sobre políticas públicas educacionais, visando a conhecer como ocorre e como deveria ser a participação de professores no processo de formulação e de implantação. Contou, ainda, com pesquisa de campo, que se efetivou por meio da aplicação de questionários aos docentes. Os resultados alcançados mostraram que, no processo de formulação e de implantação da reforma encaminhado até o momento, os formuladores e executores distanciaram de processos administrativos democráticos e colaborativos, os quais fazem parte dos anseios de professores da educação básica e de especialistas em educação, como Paro, Veiga, Frigotto e Freitas, que foram algumas das principais referências teóricas da investigação aqui apresentada.

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Biografia do Autor

Damaris Daiane Dias da Silva, Prefeitura Municipal de Salto de Pirapora

Mestra em andamento em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da Prefeitura Municipal de Salto de Pirapora.

Marcos Francisco Martins, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2020-07-09

Como Citar

SILVA, D. D. D. da; MARTINS, M. F. A participação docente na nova reforma do ensino médio: um estudo sobre Pilar do Sul/SP. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020022, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8652032. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652032. Acesso em: 6 out. 2022.