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O programa Projovem Urbano
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Palavras-chave

Educação de jovens e adultos
Projovem Urbano
Juventude trabalhadora

Como Citar

CORDOVAL, Jean Carlos Almeida; LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério. O programa Projovem Urbano: percursos de uma proposta para a educação de jovens e adultos (EJA) . Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020039, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8660280. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8660280. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo

O presente estudo tem por objeto o Programa Projovem Urbano, que se insere no bojo das políticas de governo implementadas no Brasil, durante décadas, para a Educação de Jovens e Adultos. Pretende-se evidenciar que o referido Programa promove ações antagônicas à emancipação, restringindo-se a certificações aligeiradas e precárias que nada modificam a condição de subalternidade e expropriação da juventude trabalhadora. As fontes da análise são documentos e produções bibliográficas que abordam a Educação de Jovens e Adultos, bem como o Projeto Pedagógico Integrado do Projovem Urbano. São tomados por referência trabalhos que se assentam na teorização marxista acerca do trabalho. Verificou-se que o Programa se inclui no emaranhado de políticas neoliberais que visam à regulação da educação pelo mercado como prática socialmente estabelecida pelo capital, principalmente no que tange a reprodução da força de trabalho e o disciplinamento para o exercício de atividades laborais simplificadas por meio do conhecimento fragmentado e de certificação precária.

   
https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660280
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