A pedagogia histórico-crítica no âmbito da educação brasileira

do senso comum à práxis revolucionária na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655835

Palavras-chave:

Educação, Práxis revolucionária, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as bases teórico-metodológicas da Pedagogia Histórico-Crítica, não somente em seus aspectos científicos, inserindo-a no seio da luta de classes. Essa concepção crítica de educação vem sendo desenvolvida por seu principal sistematizador, Dermeval Saviani, desde o final da década de 1970, destacando-se no processo de sua elaboração obras como: Educação: do senso comum à consciência filosófica, cuja primeira edição é de 1980; Escola e democracia, publicada em setembro, de 1983; Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações, publicada em 1991; Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações, publicada em 2019, obras cuja análise sustenta a hipótese que norteia a conclusão de que a PHC se insere no âmbito das pedagogias revolucionárias, instrumentalizando a luta das camadas subalternas no contexto da transição socialista. Trata-se, como reconhece Saviani, de uma proposta em desenvolvimento, caracterizando-se pelo trabalho coletivo de inúmeros pesquisadores vinculados a universidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, o que evidencia a sua importância para a história da educação, sobretudo, para a história da educação brasileira.    

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Biografia do Autor

Marcos Roberto Lima, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor efetivo da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

José Claudinei Lombardi, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular Decano da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. 

Desiré Luciane Dominschek, Centro Universitário Internacional

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Centro Universitário Internacional.

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Publicado

2020-07-09

Como Citar

LIMA, M. R. .; LOMBARDI, J. C.; DOMINSCHEK, D. L. . A pedagogia histórico-crítica no âmbito da educação brasileira: do senso comum à práxis revolucionária na educação . Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020019, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8655835. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655835. Acesso em: 6 dez. 2021.

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