Banner Portal
A pedagogia histórico-crítica no âmbito da educação brasileira
PDF

Palavras-chave

Educação
Práxis revolucionária
Pedagogia histórico-crítica

Como Citar

LIMA, Marcos Roberto; LOMBARDI, José Claudinei; DOMINSCHEK, Desiré Luciane. A pedagogia histórico-crítica no âmbito da educação brasileira: do senso comum à práxis revolucionária na educação . Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020019, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8655835. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655835. Acesso em: 27 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as bases teórico-metodológicas da Pedagogia Histórico-Crítica, não somente em seus aspectos científicos, inserindo-a no seio da luta de classes. Essa concepção crítica de educação vem sendo desenvolvida por seu principal sistematizador, Dermeval Saviani, desde o final da década de 1970, destacando-se no processo de sua elaboração obras como: Educação: do senso comum à consciência filosófica, cuja primeira edição é de 1980; Escola e democracia, publicada em setembro, de 1983; Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações, publicada em 1991; Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações, publicada em 2019, obras cuja análise sustenta a hipótese que norteia a conclusão de que a PHC se insere no âmbito das pedagogias revolucionárias, instrumentalizando a luta das camadas subalternas no contexto da transição socialista. Trata-se, como reconhece Saviani, de uma proposta em desenvolvimento, caracterizando-se pelo trabalho coletivo de inúmeros pesquisadores vinculados a universidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, o que evidencia a sua importância para a história da educação, sobretudo, para a história da educação brasileira.    

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655835
PDF

Referências

BATISTA, E. L.; LIMA, M. R. A Pedagogia Histórico-Crítica como teoria pedagógica transformadora: da consciência filosófica à prática revolucionária. In: BATISTA, E. L.; MARSIGLIA, A. C. G. Pedagogia Histórico-Crítica: desafios para uma educação transformadora. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

BATISTA, E. L.; LIMA, M. R. A Pedagogia Histórico-Crítica como teoria pedagógica revolucionária. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 1, n. 3, p. 67-81, 2015.

BATISTA, E. L.; LIMA, M. R. Dermeval Saviani: uma trajetória de luta e compromisso com a educação transformadora. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 203-215, 2013.

COUTINHO, C. N. A democracia como valor universal. In: LÖWY, M. (Org.). O marxismo na América Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. 3. ed. ampl. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2012.

DOMINSHEK, D. L. et al. Por uma educação crítica e transformadora: em defesa da pedagogia histórico crítica e da emancipação da prática docente. Revista Intersaberes, v. 11, n. 22, p. 110-124, 2016.

DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

FREITAS, L. C. de. Crítica do trabalho pedagógico e da didática. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.

GRAMSCI, A. Escritos políticos. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

GRAMSCI, A. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Cadernos do cárcere, v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006a.

GRAMSCI, A. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Cadernos do cárcere, v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006b.

LIMA, M. R. A pedagogia histórico-crítica e a atualidade do trabalho como princípio educativo: apontamentos para a prática revolucionária na educação popular. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 67, p. 53-67, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646091/13284.

LOMBARDI, J. C. Educação e ensino na obra de Marx e Engels. Campinas, SP: Alínea, 2011.

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Alínea, 2007.

MANACORDA, M. A. O princípio educativo em Gramsci. Campinas-SP: Alínea, 2008.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013,

MARX, K. Marx. (Os pensadores). São Paulo: Nova Cultural, 1996.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. (Livro I): o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. Teses sobre Feuerbch. In: MARX, K.; ENGELS, F. Obras excolhidas. São Paulo: Alfa Omega.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000.

SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas, SP: Autores Associados, 2009a.

SAVIANI, D. Escola e democracia, 41. ed. Campinas: Autores Associados, 2009b.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

SAVIANI, D. História, educação e transformação: tendências e perspectivas para a educação no Brasil. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. História, educação e transformação: tendências e perspectivas para a educação no Brasil. Campinas-SP: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução. In: ORSO, P. J.; MALANCHEN, J.; CASTANHA, A. P. (Org.). Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2017.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009c.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, Anped, v. 12, n. 34, p. 152-180, 2007.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. Pedagogia histórico crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores e Associados, 2012.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

VIDAL, D. G. Dermeval Saviani: pesquisador, professor e educador. Campinas-SP: Autores Associados, 2011.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.