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Produções bibliográficas sobre o programa Universidade Para Todos (ProUni) entre 2005 e 2018
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Palavras-chave

ProUni
Ensino superior
Inclusão
Permanência
Egressos

Como Citar

PIRES, André; RIBEIRO, Maynara de Oliveira. Produções bibliográficas sobre o programa Universidade Para Todos (ProUni) entre 2005 e 2018: desenho do programa; perfil dos ingressantes; permanência e egressos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020035, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8657166. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8657166. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Durante os anos de existência do Programa Universidade para Todos (ProUni), criado em 2005, foram realizadas inúmeras pesquisas e discussões sobre suas funcionalidades e efetivação na inclusão de pessoas com baixa renda familiar per capita no Ensino Superior, contendo argumentos contrários e favoráveis ao seu desenho, implementação e resultados. Fundamentada no método de investigação de tipo “estado da arte”, este artigo procura analisar 52 produções qualificadas sobre o ProUni, visando melhor compreensão sobre as seguintes dimensões relacionadas ao programa: desenho do programa, perfil dos ingressantes, permanência dos bolsistas e egressos. De maneira sintética, a leitura destas produções indica que o ProUni tem atingido positivamente estudantes de baixa renda, antes com poucas chances de ingresso no Ensino Superior e que dificilmente seriam atendidos pelas IES públicas. Todavia, ainda são grandes os desafios em termos de propiciar condições adequadas para estes se manterem e concluírem seus cursos de graduação.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657166
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