Banner Portal
As histórias em quadrinhos (HQs) e o ensino de história
PDF

Palavras-chave

Canudos
Ensino de história
Histórias em quadrinhos (HQs)

Como Citar

TAMANINI, Paulo Augusto; COSTA, Jonathan Diogenes. As histórias em quadrinhos (HQs) e o ensino de história: canudos entre textos e imagens. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020054, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8655119. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655119. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A História tem sido escrita e ressignificada, sobretudo após a eclosão da influência dos Annales. A problematização das mais diversas fontes suscitou o levantamento de novos olhares sobre o campo da pesquisa historiográfica. Dentre o universo da cultura visual que se desponta, as Histórias em Quadrinhos (HQs) representam uma fonte engenhosa para a tessitura da história. Diante desse panorama, objetiva-se investigar a aplicabilidade das HQs no Ensino de História, tendo como base teórica os estudos de Eisner, Vergueiro, Palhares, dentre outros. Em um primeiro momento, este artigo aborda com brevidade a evolução das HQs, para depois, analisar sua aplicabilidade em sala de aula. Por fim, avalia-se a HQ acerca de Canudos e sua empregabilidade no Ensino de História.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655119
PDF

Referências

APOLINÁRIO, M. R. História: projeto Araribá Plus. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2014 . (6º ao 9º ano) Indicado como referência principal do 6º ao 9º ano.

ARAÚJO, G. C.; COSTA, M. A.; COSTA, E. B. As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático pedagógico. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes, Uberlândia, n. 2, p. 26-27. Jul./dez. 2008. Disponível em: http://www.mel.ileel.ufu.br/pet/amargem/amargem2/estudos/MARGEM1-E31.pdf. Acesso em: 08 ago. 2011.

ARMILIATO, V. C. O Ensino da história numa perspectiva interdisciplinar: práticas e reflexões. In: SEMANÁRIO DE ESTUDOS HISTÓRICOS - PROFISSÃO, PROFESSOR: DESAFIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA, 12., 2015, Novo Hamburgo, RS. Anais [...} Novo Hambrugo, RS: FEEVALE, 2015. 10 p. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/cacb6659-831f-4038-8bec-54d68196f238/Vanessa%20Armiliato.pdf. Acesso em: 12 jul. 2018.

ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Edusp: Pioneira, 1989.

AVIGHI, M. A. Euclides da Cunha jornalista. 1987. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.

BARBOSA, A. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

BARROS, L. O. C. Juazeiro do padre Cícero: a terra da mãe de Deus. 2. ed. Fortaleza: IMEPH, 2008.

CAMPOS, M. de. F. H.; LOMBOGLIA, R. HQ: uma manifestação de arte. In: LUYTEN, S. M. (Org.). Histórias em quadrinhos – leitura crítica. São Paulo: Paulinas, 1984.

CARNEIRO, L. L. V. Belo Monte: Religiosidade e luta no sertão semiárido. Dissertação (Mestrado) – Programa de pós graduação em sociologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

CUNHA, E. da. Os sertões. Edição crítica de Walnice Nogueira Galvão. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.

EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

ESTEVES, D.; JOZZ; SANOKI, A. Luta Contra Canudos. São Paulo: Nemo, 2014.

FEIJÓ, M. Quadrinhos em ação: um século de história. São Paulo: Moderna, 1997.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FRANCO, E. S. HQtrônicas: do suporte papel à rede Internet. 2. ed. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2008.

FREEDMAN, K. Cultura visual e identidad. Cuadernos de Pedagogía, Barcelona, n. 312, p. 59-61, 2002.

FURLAN, C. HQ e os “Syndicates norte-americanos”. In: LUYTEN, S. M. (Org.). Histórias em quadrinhos – leitura crítica. São Paulo: Paulinas, 1984.

GOIDA, H. C. Pequena história das histórias em quadrinhos. In: GOIDA, H. C.; KLEINERT, A. (Org.). Enciclopédia dos quadrinhos. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011.

HERMANN, J. Canudos destruído em nome da República – uma reflexão sobre as causas políticas do massacre de 1897. Revista Tempo, v. 2, n. 3, p. 81-105, 1996.

HILBER, J. C. D.; PEREIRA, A. L. O uso de imagens no ensino de história. 2012. Disponível em: https://pibidhistoriauepb.wordpress.com/2012/12/27/493/. Acesso em: 15 out. 2018.

INÁCIO, C. F. Na escola com as histórias em quadrinhos, Revista Comunicação e Educação, São Paulo, v. 9, n. 26, 2003. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37477. Acesso em 08 dez. 2019.

LEONARDIS, B. Messianismo na Caatinga: Canudos: palavra de Deus, Sonho da Terra. São Paulo: Ed. SENAC, 1997.

LUYTEN, S. M. B. Quadrinhos na sala de aula. TV Escola canal de educação. 2011. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/181213historiaemquadrinhos.pdf. Acesso em: 12 mar. 2011.

MCCLOUD, S. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 2005.

MIRZOEFF, N. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2003.

MORAZA, J. L. Estudios visuales y sociedad del conocimiento In: CONGRESO INTERNACIONAL DE ESTUDIOS VISUALES, 1., fev. 2004, Madrid. Anais [...]. Madrid, 2004. Trabalhos iniciais. Disponível em: http://www.estudiosvisuales.net. Acesso em: 23 dez. 2018.

MOYA, Á. de. Shazan. São Paulo: Perspectiva, 1977.

NUNES, R. F. Histórias em Quadrinhos do impresso ao digital: uma proposta de cronologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 10., 2015, Porto Alegre, RS. Anais [...]. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2015. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/10o-encontro-2015/gt-historia-da-midia-audiovisual-e-visual/historias-em-quadrinhos-do-impresso-ao-digital-uma-proposta-de-cronologia/view.pdf. Acesso em: 7 maio 2018.

OLIVEIRA, D. B. de. Gênero e território em representações do sertão brasileiro. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 11.; WOMEN’S WORDLS CONGRESS, 13., 2017, Florianópolis. Anais Eletrônicos [...]. Florianópolis, 2017. p. 1-11. ISSN 2179-510X. Disponível em: http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1499482466_ARQUIVO_TextoCompleto_DanielaOliveira.pdf. Acesso em: 22 maio 2018.

PAIVA, E. F. História & imagens. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PALHARES, M. C. História em quadrinhos: uma ferramenta pedagógica para o ensino de história. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2262-8.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2018.

PARANHOS, A. Saber e prazer: a música como recurso didático-pedagógico. In: FRANCO, A. P (Org.). Álbum musical para o ensino de história e geografia no 1º grau. Uberlândia: Escola de Educação Básica: Universidade Federal de Uberlândia, 1996.

RAMOS, P. R. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2014.

ROSA, F. Almanaque dos quadrinhos: 120 anos de história. São Paulo: Discovery Publicações, 2014.

SARDELICH, M. E. Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa. Educar, Curitiba, n. 27, p. 203-219, 2006.

SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história: pensamento e ação na sala de aula. São Paulo: Scipione, 2004.

SILVA, F. J. da. Canudos em cores vivas. Monografia (Graduação em História) –Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

SILVA, V. da.; AREND, C. S.; TREVISAN, A. L.; Cultura visual na contemporaneidade: relações de poder e resignação. 2008. Disponível em: https://seminarioculturavisual.fav.ufg.br/up/778/o/2008.GT3_valmir_carline_ok.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019.

SOUZA, M. de. História do Brasil / Mauricio de Souza. Barueri, SP: Panini Brasil, 2011.

VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos: uma alfabetização necessária. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007a.

VERGUEIRO, W. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007b.

VILELA, M. T. R. A utilização dos Quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios, e limites. 2012. 323 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/971/1/Marco%20Tulio%20pag%201_100.pdf. Acesso em: 05 maio 2018.

XAVIER, G. K. R. da. S. Histórias em quadrinhos: panorama histórico, características e verbo-visualidade. Darandina Revista Eletrônica, Juiz de Fora, v. 10, n. 2, 2017. Disponível em: www.ufjf.br/darandina/files/2018/01/Artigo-Glayci-Xavier.pdf. Acesso em: 05 maio 2018.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista HISTEDBR On-line

Downloads

Não há dados estatísticos.