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Trabalho educativo e conhecimento científico
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Palavras-chave

Educação
Educação básica
Pedagogia histórico-crítica
Trabalho docente

Como Citar

RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano; OLIVEIRA, Luiz Antonio de; RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins. Trabalho educativo e conhecimento científico: a pedagogia histórico-crítica e o papel do professor. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020042, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8660770. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8660770. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é resultado dos debates e reflexões gestados em dois grupos de estudos sobre a Pedagogia Histórico-Crítica realizados em 2019, ano em que essa importante teoria da educação brasileira completou 40 anos. Este texto analisa a importância do conhecimento científico na educação básica em articulação com a atuação dos professores. Parte de duas questões orientadoras: qual a relação existente entre a atuação docente e o conhecimento científico acumulado historicamente? Quais os conhecimentos necessários ao professor? Para atingir o objetivo o texto foi estruturado em três momentos: 1 - apresentação do contexto de elaboração da Pedagogia Histórico-Crítica; 2 – debate sobre a natureza e especificidade da educação para esta teoria crítica; 3 – análise da função docente em sua articulação com o conhecimento científico, bem como dos conhecimentos necessários para uma prática educativa emancipadora. A partir da discussão realizada, fundamentada em uma investigação bibliográfica, é possível concluir que a Pedagogia Histórico-Crítica preconiza a educação como instrumento de luta da classe trabalhadora, instrumentalização do proletariado na luta contra o processo de exploração e em direção de um projeto maior de superação do modo de produção capitalista. Do ponto de vista da realidade significa lutar pela escola pública, o que, na educação básica pode ser entendido como ensinar os conteúdos clássicos, defender a escola pública de qualidade para as classes trabalhadoras e assumir um posicionamento teórico-prático de base materialista-histórica dialética.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660770
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