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A dislexia a partir do enfoque histórico cultural
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Palavras-chave

Educação
Enfoque histórico-cultural
Dislexia
Consciência fonológica
Problemas de aprendizagem

Como Citar

BRAVO, Ariel Zulueta. A dislexia a partir do enfoque histórico cultural: uma proposta de intervenção integral no sistema educativo cubano. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020041, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8659838. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659838. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A educação está muito relacionada com o desenvolvimento dos seres humanos. Com relação a isso, na Psicologia, existem diferentes posturas que se evidenciam em teorias, metodologias e práticas. Tais posturas impactam radicalmente nos estudos e nas intervenções das pessoas com problemas de aprendizagem. Nesse artigo, realizaremos uma análise crítica dos estudos da Dislexia a partir do Enfoque Histórico Cultural, evidenciando como as concepções explicam o problema de aprendizagem e conduzem suas metodologias interventivas por caminhos difíceis de salvar o êxito de seu objetivo principal: a consciência fonológica. No entanto, ao tomar como base os fundamentos teóricos-metodológicos do Enfoque Histórico Cultural se mostram as condições necessárias e imprescindíveis para o desenvolvimento da habilidade de análise sonora das palavras, qualidade que permite às crianças aprendizagem da leitura e escrita. Estas defesas fazem parte da resposta integral que o sistema educativo cubano emprega ao fenômeno da Dislexia graças a sua orientação teórica que considera as qualidades  para poder ler e escrever não inatas as pessoas, antes um produto de um complexo desenvolvimento humano potencializado pela educação.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659838
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