Resumo
A educação está muito relacionada com o desenvolvimento dos seres humanos. Com relação a isso, na Psicologia, existem diferentes posturas que se evidenciam em teorias, metodologias e práticas. Tais posturas impactam radicalmente nos estudos e nas intervenções das pessoas com problemas de aprendizagem. Nesse artigo, realizaremos uma análise crítica dos estudos da Dislexia a partir do Enfoque Histórico Cultural, evidenciando como as concepções explicam o problema de aprendizagem e conduzem suas metodologias interventivas por caminhos difíceis de salvar o êxito de seu objetivo principal: a consciência fonológica. No entanto, ao tomar como base os fundamentos teóricos-metodológicos do Enfoque Histórico Cultural se mostram as condições necessárias e imprescindíveis para o desenvolvimento da habilidade de análise sonora das palavras, qualidade que permite às crianças aprendizagem da leitura e escrita. Estas defesas fazem parte da resposta integral que o sistema educativo cubano emprega ao fenômeno da Dislexia graças a sua orientação teórica que considera as qualidades para poder ler e escrever não inatas as pessoas, antes um produto de um complexo desenvolvimento humano potencializado pela educação.
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