Os professores das instituições escolares da Companhia Ford Industrial do Brasil na Amazônia brasileira (1927-1945)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659784

Palavras-chave:

Instituições escolares, Professores, Amazônia, Henry Ford

Resumo

O trabalho aqui apresentado trata da importância e o papel das professoras para o funcionamento das instituições escolares criadas pela Companhia Ford Industrial do Brasil na Amazônia nas décadas de 1930 e 1940. Tal protagonismo refletia nas escolas suas convicções, visões de mundo e concepções educacionais que, sob a liderança da diretora professora Zélia Braga, faziam funcionar escolas que reproduziam, à sua maneira, as ações administrativas e pedagógicas presentes no Brasil e no Estado do Pará de então. Ou seja, as escolas estudadas traziam o sentido civilizatório comum para Amazônia, já que ofereciam educação urbana para crianças da floresta, por meio de professoras trazidas da capital do estado para trabalharem no interior.

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Biografia do Autor

Edna Marzzitelli Pereira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Mara Regina Martins Jacomeli, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

PEREIRA, E. M.; JACOMELI, M. R. M. . Os professores das instituições escolares da Companhia Ford Industrial do Brasil na Amazônia brasileira (1927-1945) . Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020045, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8659784. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659784. Acesso em: 30 nov. 2022.

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