Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8665373

Palavras-chave:

Editorial, 2020

Resumo

Num contexto de Pandemia da Covid-19 que agudiza as contradições inerentes ao modo de produção capitalista, escancarando as desigualdades sociais e educacionais e, ainda, num movimento ampliado de intensificação do trabalho docente pelo uso de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), a Revista Histedbr On-line publica, em 2020, seu 20o volume, com 58 artigos e uma entrevista, de forma contínua pelo segundo ano consecutivo. É imperioso, portanto, manifestarmos nosso profundo pesar pelo crescente número de vítimas que aumenta, diariamente, de forma exponencial. E, ainda, importa observar que se faz cada vez mais hercúleo o trabalho editorial. Seguindo a tendência da revista, os manuscritos possuem temáticas e abordagens variadas realizadas por pesquisadores vinculados a diferentes instituições do Brasil e do exterior, tais como: Universidad de Salamanca (Espanha), Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Universidad de La Habana (Cuba), Universidad Nacional de Entre Ríos (Argentina), UFPA, UFOPA, UFF, UNIOESTE, UEL, Unicamp, UFG, IFSP, UFSCar, UERJ, UESB, UFRJ, IFS, Unit, USP, Unimep, UFPB, UEM, UEPA, UFBA, UFCG, IFPR, UEL, UEPG, UFPel, UFPR, UNESPAR, UFES, UNIR, UESC, PUC-Campinas, UFMA, UENP, UFU, IFC, UFJF, UERN, UFMG, UEMS, Sociedade Educacional Furtado Aguiar, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Colégio de Aplicação Pio XII, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Educação do Estado do Espiríto Santo, Prefeitura Municipal de Londrina, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Moju, Prefeitura Municipal de Salto de Pirapora, Prefeitura Municipal de Astorga e Prefeitura Municipal de Cametá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora adjunta do Deparamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

MARTINS, M. F. M. et al. (org.). Relatório técnico-científico de pesquisa. Condições e dinâmica cotidiana e educativa na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba/SP) durante o afastamento social provocado pelo coronavírus. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Sorocaba: PPGED-So, 2020. Disponível em: https://www.ppged.ufscar.br/pt-br/arquivos-1/relatorio-de-pesquisa-educacao-e-coronavirus-na-reg-de-sorocaba-ufscar-26-05-2020pdf.pdf. Acesso em: 31 dez. 2020.

SAVIANI, D. Crise Estrutural, Conjuntura Nacional, Coronavirus e Educação - o Desmonte da Educação Nacional. Revista Exitus, Santarém, PA, v. 10, p. 01-25, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463. Acesso em: 31 dez. 2020.

UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Assessing internet development in Brazil. Paris: Unesco, 2019. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/8/20200117094619/Assessing_Internet_Development_in_Brazil.pdf. Acesso em: 31 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

COUTINHO, L. C. S. . Editorial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020060, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8665373. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8665373. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>