Resumo
As relações entre a divisão do trabalho e as classes sociais perpassam a história da humanidade. Considera-se que tais relações trazem profundas implicações para a educação. Assim sendo, este artigo tem por objetivo refletir sobre o caráter histórico das relações de dominação e poder vinculadas ao mundo do trabalho, que determinam o antagonismo social entre senhores e trabalhadores (que constituem as duas classes sociais fundamentais), e, consequentemente, as ideias e a educação em cada período do desenvolvimento social. A partir das considerações de Adorno e Horkheimer (1985) sobre o mito de Ulisses em seu encontro com as sereias, registrado na obra Odisseia, de Homero, se estabelece um debate sobre a separação, ora rígida, ora tênue, entre o trabalho produtivo/manual e intelectual/espiritual, na antiguidade, condições estas que repercutem até a atualidade.
Referências
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ANDERY, M. A. P. A. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
ARANHA, M. L. A. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 1989a.
ARANHA, M. L. A. História da educação. São Paulo: Moderna, 1989b.
ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Martin Claret, 2001.
CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.
CARDOSO, C. F. S. O trabalho compulsório na antiguidade: ensaio introdutório e coletânea de fontes primárias. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2003.
CHÂTELET, F. Uma história da razão: entrevistas com Émile Noël. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
HAUSER, A. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
HEGEL, G. W. F. Curso de estética: o belo na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. São Paulo: Editora Nacional, 1990.
MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2002.
MIGEOTTE, L. Os filósofos gregos e o trabalho na antiguidade. In: MERCURE, D.; SPURK, J. (Org.). O trabalho na história do pensamento ocidental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
SOUSA JUNIOR, W. M. As fenícias de Eurípides: estudo e tradução. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
TONET, I. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
VIEIRA, A. L. B. Trabalho e cidadania: o ideal de cidadão ateniense no século V a.C. In: LESSA, F. S.; SILVA, A. C. L. F. (Org.). História e trabalho: entre artes e ofícios. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Carla Roggenkamp