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Notas etnográficas sobre o surgimento dos cursos de formação de professores de ciências no semiárido baiano
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Palavras-chave

Cursos de ciências
Ensino superior
Etnografia
Formação de professores
Semiárido baiano

Como Citar

CRUZ, Elizeu Pinheiro da. Notas etnográficas sobre o surgimento dos cursos de formação de professores de ciências no semiárido baiano. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020004, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8655279. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655279. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta apontamentos acerca dos percursos de instituições e sujeitos relacionados ao surgimento e desenvolvimento dos Cursos de Ciências no semiárido baiano, produzidos a partir de uma etnografia desenvolvida entre os anos 2011 e 2016 na esteira de contribuições de Clifford Geertz, James Clifford, Marilyn Strathern, Mariza Peirano e Olívia Cunha. Objetiva-se aqui problematizar enunciados que relacionam a gênese do ensino superior na Bahia à demanda de formação de professores em uma investigação que considera os arquivos como campos etnográficos. Argumenta-se que as Faculdades de Formação de Professores marcaram a formação de professores de Ciências no semiárido baiano e matizaram o surgimento do ensino superior relacionado à formação de professores na década de 1970. As reformas curriculares que ofereceram os contornos dos Cursos de Ciências e das instituições às quais estavam vinculados foram estabilizadas pelo Governo Estadual sem deixar de serem disputadas por professores, estudantes e outros sujeitos da sociedade local.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655279
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