A consciência filosófica na pedagogia histórico-crítica

entrevista com Dermeval Saviani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659525

Palavras-chave:

Dermeval Saviani, Pedagogia histórico-crítica, Consciência, Consciência filosófica

Resumo

Este texto apresenta a íntegra da entrevista com Dermeval Saviani, o formulador originário da pedagogia histórico-crítica (PHC). Ela foi realizada de modo presencial por Marcos Francisco Martins e André Canevalle Rezende, no dia 26 de setembro de 2019, na Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas-SP. O foco do diálogo com o entrevistado foi conhecer a concepção que ele tem de consciência filosófica e verificar a centralidade ou não deste conceito na referida teoria pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Francisco Martins, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos.

Andre Canevalle Rezende, Serpente Digital Comunicação em Rede

Bacharel em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo. Analista de Marketing Digital da Serpente Digital Comunicação em Rede.

Referências

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

GRAMSCI, A. Quaderni del Carcere. Torino: Einaudi. (Edizione critica dell'Istituto Gramsci a cura di Valentino Gerratana). 1975. 4 v.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

MARSIGLIA, A. C. G.; LAVOURA, T. N. L.; MARTINS, L. M. M.. Fundamentos da didática histórico-crítica. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2019.

MARTINS, M. F. Marx, Gramsci e o conhecimento: ruptura ou continuidade? Campinas-SP: Autores Associados; Americana, SP: Unisal, 2008.

MARX, K. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

PINTO, Á. V. A questão da universidade. São Paulo, Cortez, 1986. 102p.

PINTO, Á. V. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

PINTO, Á. V. Consciência e realidade nacional: a consciência crítica. Rio de Janeiro: ISEB, 1960. (A consciência crítica, v. 2).

PINTO, Á. V. Consciência e realidade nacional: a consciência ingênua. Rio de Janeiro: ISEB, 1960. (A consciência ingênua, v. 1).

PINTO, Á. V. Sete lições sobre educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. 6. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1987.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1980.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p. 35-57. (Coleção polêmicas do nosso tempo, v. 5).

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011.

SNYDERS, G. Escola, classe e luta de classes. Lisboa, PT: Ed. Moraes, 1977.

SNYDERS, G. Para onde vão as pedagogias não-diretivas? Lisboa, PT: Ed. Moraes, 1978.

SNYDERS, G. Pedagogia progressista. Lisboa, PT: Livraria Almedina, 1974.

Downloads

Publicado

2020-07-09

Como Citar

MARTINS, M. F.; REZENDE, A. C. . A consciência filosófica na pedagogia histórico-crítica: entrevista com Dermeval Saviani. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020018, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8659525. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659525. Acesso em: 30 nov. 2022.