Resumo
Este texto apresenta a íntegra da entrevista com Dermeval Saviani, o formulador originário da pedagogia histórico-crítica (PHC). Ela foi realizada de modo presencial por Marcos Francisco Martins e André Canevalle Rezende, no dia 26 de setembro de 2019, na Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas-SP. O foco do diálogo com o entrevistado foi conhecer a concepção que ele tem de consciência filosófica e verificar a centralidade ou não deste conceito na referida teoria pedagógica.
Referências
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
GRAMSCI, A. Quaderni del Carcere. Torino: Einaudi. (Edizione critica dell'Istituto Gramsci a cura di Valentino Gerratana). 1975. 4 v.
KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
MARSIGLIA, A. C. G.; LAVOURA, T. N. L.; MARTINS, L. M. M.. Fundamentos da didática histórico-crítica. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2019.
MARTINS, M. F. Marx, Gramsci e o conhecimento: ruptura ou continuidade? Campinas-SP: Autores Associados; Americana, SP: Unisal, 2008.
MARX, K. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
PINTO, Á. V. A questão da universidade. São Paulo, Cortez, 1986. 102p.
PINTO, Á. V. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
PINTO, Á. V. Consciência e realidade nacional: a consciência crítica. Rio de Janeiro: ISEB, 1960. (A consciência crítica, v. 2).
PINTO, Á. V. Consciência e realidade nacional: a consciência ingênua. Rio de Janeiro: ISEB, 1960. (A consciência ingênua, v. 1).
PINTO, Á. V. Sete lições sobre educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. 6. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1987.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1980.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p. 35-57. (Coleção polêmicas do nosso tempo, v. 5).
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011.
SNYDERS, G. Escola, classe e luta de classes. Lisboa, PT: Ed. Moraes, 1977.
SNYDERS, G. Para onde vão as pedagogias não-diretivas? Lisboa, PT: Ed. Moraes, 1978.
SNYDERS, G. Pedagogia progressista. Lisboa, PT: Livraria Almedina, 1974.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.