Banner Portal
A consciência filosófica na pedagogia histórico-crítica
PDF

Palavras-chave

Dermeval Saviani
Pedagogia histórico-crítica
Consciência
Consciência filosófica

Como Citar

MARTINS, Marcos Francisco; REZENDE, Andre Canevalle. A consciência filosófica na pedagogia histórico-crítica: entrevista com Dermeval Saviani. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020018, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8659525. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659525. Acesso em: 14 abr. 2024.

Resumo

Este texto apresenta a íntegra da entrevista com Dermeval Saviani, o formulador originário da pedagogia histórico-crítica (PHC). Ela foi realizada de modo presencial por Marcos Francisco Martins e André Canevalle Rezende, no dia 26 de setembro de 2019, na Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas-SP. O foco do diálogo com o entrevistado foi conhecer a concepção que ele tem de consciência filosófica e verificar a centralidade ou não deste conceito na referida teoria pedagógica.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659525
PDF

Referências

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

GRAMSCI, A. Quaderni del Carcere. Torino: Einaudi. (Edizione critica dell'Istituto Gramsci a cura di Valentino Gerratana). 1975. 4 v.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

MARSIGLIA, A. C. G.; LAVOURA, T. N. L.; MARTINS, L. M. M.. Fundamentos da didática histórico-crítica. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2019.

MARTINS, M. F. Marx, Gramsci e o conhecimento: ruptura ou continuidade? Campinas-SP: Autores Associados; Americana, SP: Unisal, 2008.

MARX, K. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

PINTO, Á. V. A questão da universidade. São Paulo, Cortez, 1986. 102p.

PINTO, Á. V. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

PINTO, Á. V. Consciência e realidade nacional: a consciência crítica. Rio de Janeiro: ISEB, 1960. (A consciência crítica, v. 2).

PINTO, Á. V. Consciência e realidade nacional: a consciência ingênua. Rio de Janeiro: ISEB, 1960. (A consciência ingênua, v. 1).

PINTO, Á. V. Sete lições sobre educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. 6. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1987.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1980.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p. 35-57. (Coleção polêmicas do nosso tempo, v. 5).

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011.

SNYDERS, G. Escola, classe e luta de classes. Lisboa, PT: Ed. Moraes, 1977.

SNYDERS, G. Para onde vão as pedagogias não-diretivas? Lisboa, PT: Ed. Moraes, 1978.

SNYDERS, G. Pedagogia progressista. Lisboa, PT: Livraria Almedina, 1974.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.