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Mckinsey & Company e o jogo da consultocracia em rede na educação básica
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Palavras-chave

McKinsey & Company
Consultocracia
Mercantilização da educação

Como Citar

SOUZA, Camila Azevedo. Mckinsey & Company e o jogo da consultocracia em rede na educação básica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020049, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8655632. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655632. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho buscou evidenciar a disputa pela educação básica no jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento, apreendendo o modus operandi da empresa internacional de consultoria McKinsey & Company na consolidação de vínculos estratégicos com intelectuais orgânicos que protagonizam o movimento mundializado de reforma empresarial da educação básica. Alicerçado no materialismo histórico e, mais especificamente, no conceito gramsciano de intelectual orgânico, verificou-se que uma poderosa indústria especializada em assuntos educacionais impulsiona um processo de mercantilização via consultocracia em rede. Nessa direção, tendo em vista a lógica de reformas empresariais para a educação básica que são exportadas mundialmente, com base na unidade forma e conteúdo que envolve as estratégias de consultocracia em rede e os fundamentos da eficácia gerencialista, identificou-se que a McKinsey divulga sua expertise em assuntos educacionais por meio dos seus relatórios sobre sistemas escolares, buscando criar demanda para a venda dos seus pacotes de soluções educacionais.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8655632
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