O Mundo da Criança

categorias de abordagens para a formação dos bons costumes para o infante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656928

Palavras-chave:

O mundo da criança, Impresso, Civilidade

Resumo

O artigo se propõe a analisar o impresso O Mundo da Criança, uma coleção de literatura infantil de origem norte americana, a qual foi traduzida, adaptada e publicada no Brasil na década de 1950. Identifica-se a prática da leitura com significativa importância para o desenvolvimento cultural, intelectual e moral das sociedades em seus diferentes períodos e contextos, pois é a partir dela que os sujeitos transmitem e adquirem conceitos e comportamentos. Para tanto a análise tem como fundamento teórico os estudos de Norbert Elias, referente aos conceitos de civilidade e comportamento moral, e Roger Chartier ao tratar do impresso como objeto cultural. Desse modo, objetiva-se verificar as categorias que o impresso, objeto e fonte de pesquisa, abordou para a formação de bons costumes ao infante da década de 1950 e a relação com o desenvolvimento de um comportamento considerado civilizado.

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Biografia do Autor

Joyce de Fátima Morais Morais, Prefeitura Municipal de Astorga

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Coordenadora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Astorga (PMA).

Elaine Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

MORAIS, J. de F. M.; RODRIGUES, E. O Mundo da Criança: categorias de abordagens para a formação dos bons costumes para o infante. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020010, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8656928. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8656928. Acesso em: 6 dez. 2021.