Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético

Palavras-chave: Didática. Pedagogia histórico-crítica. Materialismo histórico-dialético.

Resumo

Este artigo parte da seguinte problemática: a questão do método pedagógico da pedagogia histórico-crítica e de seu fundamento pautado na lógica dialética, notadamente do movimento contraditório e de totalidade que vai da síncrese à síntese pela mediação da análise. Com o objetivo de contribuir para o enfrentamento coletivo de avançar rumo à construção e consolidação dos fundamentos didáticos desta teoria pedagógica, busca analisar alguns elementos presentes na proposta didática desenvolvida por Gasparin (2002), sobretudo no que se refere à apropriação do autor quanto ao método dialético e suas consequentes transposições didáticas. A análise procura evidenciar o equívoco presente na referida obra em termos do método dialético e do movimento de superação da síncrese à síntese pela mediação da análise, reduzindo o fundamento do método a uma aligeirada concepção de prática-teoria-prática, bem como, uma didatização do método à procedimento de ensino, o que tem gerado um conjunto de simplificações, esquematismos e formalização inadequada da didática histórico-crítica.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Galvão Marsiglia, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pofessora em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  

Lígia Márcia Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). 

Tiago Nicola Lavoura, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

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Publicado
2019-03-19
Como Citar
Marsiglia, A. C. G., Martins, L. M., & Lavoura, T. N. (2019). Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-Line, 19, e019003. https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653380