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Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético
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Palavras-chave

Didática. Pedagogia histórico-crítica. Materialismo histórico-dialético.

Como Citar

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; MARTINS, Lígia Márcia; LAVOURA, Tiago Nicola. Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019003, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8653380. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653380. Acesso em: 23 jul. 2024.

Resumo

Este artigo parte da seguinte problemática: a questão do método pedagógico da pedagogia histórico-crítica e de seu fundamento pautado na lógica dialética, notadamente do movimento contraditório e de totalidade que vai da síncrese à síntese pela mediação da análise. Com o objetivo de contribuir para o enfrentamento coletivo de avançar rumo à construção e consolidação dos fundamentos didáticos desta teoria pedagógica, busca analisar alguns elementos presentes na proposta didática desenvolvida por Gasparin (2002), sobretudo no que se refere à apropriação do autor quanto ao método dialético e suas consequentes transposições didáticas. A análise procura evidenciar o equívoco presente na referida obra em termos do método dialético e do movimento de superação da síncrese à síntese pela mediação da análise, reduzindo o fundamento do método a uma aligeirada concepção de prática-teoria-prática, bem como, uma didatização do método à procedimento de ensino, o que tem gerado um conjunto de simplificações, esquematismos e formalização inadequada da didática histórico-crítica.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653380
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