Resumo
Este artigo parte da seguinte problemática: a questão do método pedagógico da pedagogia histórico-crítica e de seu fundamento pautado na lógica dialética, notadamente do movimento contraditório e de totalidade que vai da síncrese à síntese pela mediação da análise. Com o objetivo de contribuir para o enfrentamento coletivo de avançar rumo à construção e consolidação dos fundamentos didáticos desta teoria pedagógica, busca analisar alguns elementos presentes na proposta didática desenvolvida por Gasparin (2002), sobretudo no que se refere à apropriação do autor quanto ao método dialético e suas consequentes transposições didáticas. A análise procura evidenciar o equívoco presente na referida obra em termos do método dialético e do movimento de superação da síncrese à síntese pela mediação da análise, reduzindo o fundamento do método a uma aligeirada concepção de prática-teoria-prática, bem como, uma didatização do método à procedimento de ensino, o que tem gerado um conjunto de simplificações, esquematismos e formalização inadequada da didática histórico-crítica.
Referências
ANJOS, R. E. dos. O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2013.
ANUNCIAÇÃO, B. C. P. da. Análise de uma proposta de mediação didática contextual para a incorporação de conceitos científicos em química com base na perspectiva histórico crítica. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Instituto de Química, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2012.
ARAGÃO, A. S. Ensino de química para alunos cegos: desafios no Ensino Médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2012.
ASBAHR, F. da. S. F. Sentido pessoal, significado social e atividade de estudo: uma revisão teórica. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 18, n. 2, maio/ago. p. 265-272, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v18n2/1413-8557-pee-18-02-0265.pdf. Acesso em: 18 ago. 2017.
ASSUMPÇÃO, M. de. C. Arte e vida em Vigotski e Lukács: uma referência para a análise da categoria de prática social na pedagogia histórico-crítica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2014.
BATALHA, C. V. O bulling à contraluz: um projeto semiótico para o ensino de língua portuguesa. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro de letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2013.
BUENO, J. Z. Fundamentos éticos e formação moral na pedagogia histórico-crítica. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, SP, 2009.
CAMARGO, T. L. de. Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão: caminhos e descaminhos (1990-2014). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciência Humanas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR, 2016.
CARDOSO, M. M. R. Catarse e educação: contribuições de Gramsci e o significado na pedagogia histórico-crítica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, 2014.
CHEROGLU, S. Educação e desenvolvimento de zero a três anos de idade: contribuições da psicologia histórico-cultural para a organização do ensino. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2014.
COSTA, L. Q. Ensino de literatura: possível humanização do indivíduo no contexto da atual sociedade. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2014.
DINARDI, A. J. A pedagogia histórico-crítica como prática pedagógica em educação ambiental com enfoque em resíduos sólidos urbanos. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2005.
DUARTE, N. A importância da concepção de mundo para a educação escolar: porque a pedagogia histórico-crítica não endossa o silêncio de Wittgenstein. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 8-25, jun. 2015. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12808/9501. Acesso em: 18 ago. 2017.
DUARTE, N. A inidivualidade para si. 3. ed. comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
DUARTE, N. A rendição pós-moderna à individualidade alienada e a perspectiva marxista da individualidade livre e universal. In: DUARTE, N. (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 197-217.
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas: Autores Associados, 2008.
FERRAGINI, N. L. de. O. Ensaio acadêmico: da teoria à prática em sala de aula. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro de Letras e Ciências Humans, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2011.
FERREIRA, N. B. de. P. A catarse estética e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para o ensino de literatura. 2012. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2012.
FRANCIOLI, F. A. de. S. Contribuições da perspectiva histórico-cultural para a alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. 2012. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2012.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. rev., 2. reimpr. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
GENOVEZ, C. L. de. C. R. A poluição das águas do Rio Bauru vista sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2006.
GERALDO, A. C. H. Didática de ciências e de biologia na perspectiva histórico-crítica. 2006. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2006.
LAVOURA, T. N.; MARSIGLIA, A. C. G. A pedagogia histórico-crítica e a defesa da transmissão do saber elaborado: apontamentos acerca do método pedagógico. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 345-376, jan./abr. 2015, Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p345/31223. Acesso em: 18 ago. 2017.
LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface: comunicação, saúde, educação. v. 21, n. 62, p. 531-541, 2017. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/icse/v21n62/1807-5762-icse-1807-576220160917.pdf. Acesso em: 18 ago. 2017.
LEONTIEV, A. N. Actividad, consciencia y personalidad. Ciudad de México: Editorial Cartago, 1984.
LOPES, A. A. Gênero discursivo canção: uma proposta de didatização para o ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2013.
LUPPI, S. E. Uma experiência de formação continuada: o ensino do gênero discursivo resumo. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2012.
MACHADO, V. de. O. Contribuições do grupo de pesquisa “Estudos Marxistas em Educação” (GPEME), à prática pedagógica histórico-crítica. Relatório de pesquisa, PIBIC, Ufes, 2016.
MAGALHÃES, G. M. Análise da Atividade da criança em seu primeiro ano de vida. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2011.
MANZINI, R. C. da. R. Educação ambiental na educação da criança: análise de uma prática docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2014.
MARKUS, G. Teoria do conhecimento no jovem Marx. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
MARSIGLIA, A. C. G. Contribuições para os fundamentos teóricos da prática pedagógica histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G. (org.). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 213-246.
MARSIGLIA, A. C. G. Origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica: contribuições para a educação brasileira. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, 10., 2016, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: UNICAMP, 2016. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/eventos/ histedbr2016/anais/pdf/887-2711-1-pb.pdf. Acesso em: 01 maio 2017.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas-SP: Autores Associados, 2013.
MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboço da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. da EDUFRJ, 2011.
MATTIAZZO-CARDIA, E. Ensaio de uma didática da matemática com fundamentos na pedagogia histórico-crítica utilizando o tema seguridade social como eixo estruturador. 2009. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2009.
MORI, R. C. Experimentação no ensino de química: contribuições do Projeto Experimentoteca para a prática e para a formação docente. 2014. Tese (Doutorado em Química) – Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, 2014.
OLIVEIRA, B. O trabalho educativo: reflexões sobre paradigmas e problemas do pensamento pedagógico brasileiro. Campinas: Autores Associados, 1996.
PASQUALINI, J. C. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor de educação infantil. 2010. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2010.
PONCE, R. de. F. Da prática à teoria. Da teoria à práxis: uma pesquisa intervenção com professores universitários sem formação pedagógica. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2010.
RACHMAN, V. C. B. Enfrentando a lógica do homogêneo: aspectos centrais para um trabalho diversificado junto aos educandos. 2013. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2013.
RANCHE, P. M. A pedagogia histórico-crítica e a abordagem do tema água sob a perspectiva da sustentabilidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2006.
RIZZO, M. A. L. As apropriações e objetivações do conteúdo judô nas aulas de educação física escolar. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2011.
SACCOMANI, M. C. da. S. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotski. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2014.
SANTOS, N. de. O. B. dos. Ensino e aprendizagem da didática à luz do pensamento dialético. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Humanas, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2015.
SAVIANI, D. Apresentação. In: GASPARIN, J. L. (ed.). Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. rev., 2. reimpr. Campinas, SP: Autores Associados, 2012a. p. xii-xvi.
SAVIANI, D. Apresentação. In: GASPARIN, J. L. (ed.). Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas-SP: Autores Associados, 2002. p. ix-xii.
SAVIANI, D. Conferência de encerramento. Congresso “Infância e pedagogia histórico-crítica”. Vitória, ES: Universidade Federal do Espírito Santo, 2012b. Gravação sonora.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 13. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. Edição comemorativa.
SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, jun. 2015.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SCALCON, S. G. A teoria na prática e a prática na teoria: uma experiência histórico-crítica. 2003. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2003.
TEIXEIRA, L. A. Formação do educador ambiental: reflexões de um professor da escola pública. 2013. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2013.
TONUS, K. P. Psicologia e educação: aproximação e apropriação. 2009. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2009.
VERDINELLI, M. M. Formação continuada de professores do ensino fundamental subsidiada pela pedagogia histórico-crítica e teoria histórico-cultural. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2007.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 2001. Tomo II.
ZUQUIERI, R. de. C. B. O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2007.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.