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Crianças e brinquedos: uma relação inquestionável?
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Palavras-chave

Criança. Brinquedo. Mídia.

Como Citar

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; DOMINICO, Eliane; NUNES, Maristela Aparecida. Crianças e brinquedos: uma relação inquestionável?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019012, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8653568. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653568. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O objetivo é refletir sobre o brinquedo, sua produção, divulgação, papel e relação com as crianças na contemporaneidade. Após a Revolução Industrial, as transformações ocorridas nos modos de produção também se sucederam com os brinquedos que passaram a ser produzidos pelas grandes empresas e difundidos pela mídia. Devido a isso, esses objetos têm adquirido uma importância inédita na história da infância. Trata-se de estudo teórico, assentado em autores como Benjamin (1984), Brougère (1995, 2004), Bujes (2000a) e Kishimoto (1995, 1999), dentre outros, que nos ajudam a pensar a respeito do brinquedo como artefato cultural e que passa por um intenso processo de industrialização, com efeitos para a constituição das subjetividades infantis. A reflexão permitiu reconhecer que a relação entre criança e brinquedo precisa ser problematizada para que possamos compreender até que ponto esse vínculo é conduzido e manipulado pela mídia e pelos fabricantes.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653568
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