Banner Portal
Contribuições teóricas para a análise da dimensão política-educacional do projeto histórico popular chileno
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Projeto histórico popular. Movimento popular chileno. Dimensão política educacional da educação. Núcleos de conhecimento.

Como Citar

GATICA, Cristian Olivares; DUCASSE, J. Fabián Cabaluz; PAREDES, Mauricio Saraos; RODRÍGUEZ, Felipe Cabaluz. Contribuições teóricas para a análise da dimensão política-educacional do projeto histórico popular chileno. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 927–939, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i4.8653887. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653887. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este artigo se desenvolve a partir da premissa da existência de um Projeto Histórico Popular (PHP) evidenciado nas diferentes lutas, formas de organização e experiências do movimento popular chileno através da história. Este projeto de natureza histórica tem uma inegável dimensão político-educacional que se manifesta através de diferentes experiências associativas, práticas discursivas e resistências, em que o conhecimento popular se desdobra em uma dinâmica constante de criação e apropriação. Para analisar suas formas de expressão e abrangência, propõe-se, em termos metodológicos, a conceituação de diferentes núcleos de conhecimento que permitem analisar a experiência histórica do movimento popular, a partir de uma perspectiva político-educacional.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8653887
PDF (Español (España))

Referências

FAURÉ, D. Auge y caída del 'movimiento de educación popular chileno': de la 'promoción popular' al 'proyecto histórico popular' (Santiago, 1964-1994). 2011. Tesis (Magíster en Historia) - Universidad de Santiago de Chile, Chile, 2011.

FOUCAULT, M. La arqueología del saber. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2008.

FOUCAULT, M. La microfísica del poder. Madrid: Ediciones La Piqueta, 1992.

FREIRE, P. La naturaleza política de la educación. Cultura, poder y liberación. Madrid: Ediciones Paidós, 1990.

GADOTTI, M. Pedagogía de la praxis. Buenos Aires: Editorial Miño y Dávila, 1996.

GIROUX, H. Teoría y resistencia en educación. Una pedagogía para la oposición. México D.F: Siglo XXI Editores, 2004.

GRINBERG, S. Educación y poder en el siglo XXI. Buenos Aires: Editorial Miño y Dávila, 2008.

HILLERT, F.; OUVIÑA, H.; RIGAL, L.; SUÁREZ, D. Gramsci y la educación: Pedagogía de la praxis y políticas culturales en América Latina. Buenos Aires: Noveduc, 2016.

ILLANES, M. A. “Marginalización y des-marginalización en el movimiento popular”. Revista Proposiciones, Santiago, n. 24, Sur Ediciones, p. 220-225, 1994.

MCLAREN, P. La pedagogía crítica revolucionaria. El socialismo y los desafíos actuales. Buenos Aires: Herramienta Ediciones, 2012.

MÉZÁROS, I. La educación más allá del capital. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2008.

SALAZAR, G. “De la participación ciudadana: capital social constante y capital social variable (conciencia histórica y senderos trans-liberales)”. La Historia desde abajo y desde adentro, Santiago, Lom Ediciones, p. 267-318, 2003.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.