Contribuições teóricas para a análise da dimensão política-educacional do projeto histórico popular chileno

Palavras-chave: Projeto histórico popular. Movimento popular chileno. Dimensão política educacional da educação. Núcleos de conhecimento.

Resumo

Este artigo se desenvolve a partir da premissa da existência de um Projeto Histórico Popular (PHP) evidenciado nas diferentes lutas, formas de organização e experiências do movimento popular chileno através da história. Este projeto de natureza histórica tem uma inegável dimensão político-educacional que se manifesta através de diferentes experiências associativas, práticas discursivas e resistências, em que o conhecimento popular se desdobra em uma dinâmica constante de criação e apropriação. Para analisar suas formas de expressão e abrangência, propõe-se, em termos metodológicos, a conceituação de diferentes núcleos de conhecimento que permitem analisar a experiência histórica do movimento popular, a partir de uma perspectiva político-educacional.

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Biografia do Autor

Cristian Olivares Gatica, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación

Mestrado em História pela Universidad do Chile (UCHILE). Professora e pesquisadora do Departamento de Educação Básica da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (UMCE). 

J. Fabián Cabaluz Ducasse, Universidad Academia de Humanismo Cristiano

Doutorado em Estudos Latino-Americanos pela Universidad do Chile (UCHILE). Professora e pesquisadora da Escola de Pedagogia em História e Ciências Sociais da Academia Universitária de Humanismo Cristão.

Mauricio Saraos Paredes, Universidad Academia de Humanismo Cristiano

Mestrado em História pela Universidad do Chile (UNICHILE). Professora da Escola de Pedagogia em Educação Básica da Academia Universitária de Humanismo Cristão.

Felipe Cabaluz Rodríguez, Universidad Andrés Bello

Mestrado em História pela Universidad de Santiago (US). Mestre em Currículo e Projeto Educacional pela Universidad Andrés Bello (UNAB). Professora de história. 



Referências

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Publicado
2018-12-21
Como Citar
Gatica, C. O., Ducasse, J. F. C., Paredes, M. S., & Rodríguez, F. C. (2018). Contribuições teóricas para a análise da dimensão política-educacional do projeto histórico popular chileno. Revista HISTEDBR On-Line, 18(4), 927-939. https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8653887
Seção
Artigos