Banner Portal
Núcleos de estudos e educação integral/UNIRIO: o que se produz em comum, no campo da história?
PDF

Palavras-chave

Educação integral. Campo da história. Revisão sistemática. NEEPHI. NEPHEB.

Como Citar

SILVA, Bruno Adriano Rodrigues da; COELHO, Ligia Martha Coimbra da Costa. Núcleos de estudos e educação integral/UNIRIO: o que se produz em comum, no campo da história?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019016, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654013. Acesso em: 11 out. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as interfaces teóricas e metodológicas existentes entre o Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e dedicados à pesquisa de natureza histórica sobre o tema da educação integral e(m) tempo integral. Trabalhamos com o referencial teórico do "Campo da História", uma vez que esta ciência possui inúmeras especialidades, dimensões e abordagens. Utilizamos como metodologia a "Revisão Sistemática", por ser uma ferramenta útil no acompanhamento da produção científica sobre um determinado tema, identificando lacunas e continuidades. Conclui-se que a interface teórico-metodológica desses núcleos, no contexto da educação integral, está centrada na produção de pesquisas históricas ancoradas nas dimensões da história política e cultural e nas abordagens constituídas pelos discursos, depoimentos e biografias.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654013
PDF

Referências

BARROS, J. A. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BEAKLINI, A. V. Escola mixta da Imperial Fazenda de Santa Cruz: uma proposta de educação pelo trabalho do Imperador D. Pedro II (1885-1889). 2013. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

BLOCH, M. Apologia da história ou ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BONATO, N. M. C.; COELHO, L. M. C. C. Concepções de educação integral na década de 1930: as teses do II Congresso Internacional Feminista. Publ. UEPG Ci. Hum., Ci. Soc. Apl., Ling., Letras e Artes, Ponta Grossa, v. 15 n. 2, p. 17-23, dez. 2007.

BONATO, N. M. C.; COELHO, L. M. C. C.; MENEZES, J. S. S. Educação integral, ensino integral e tempo no pensamento de Rui Barbosa. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 44, p. 275-292, 2011.

CAVALIERE, A. M. V. Anísio Teixeira e a educação integral. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 20, p. 249-259, 2010.

CHAVES, M. W. Educação integral: uma proposta de inovação pedagógica na administração escolar de Anísio Teixeira no Rio de Janeiro dos anos 30. In: COELHO, L. M.; CAVALIERE, A. M. (org.). Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

CHAVES, M. W. A educação integral no antigo Distrito Federal na década de 1930: a formação de hábitos cívicos, belos e sadios. In: COELHO, L. M. C. (org.). Educação integral: história, políticas e práticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Rovelle, 2013.

COELHO, L. M. C. C. Educação integral e integralismo: fontes impressas e história(s). Acervo, Rio de Janeiro, v. 18, p. 83-95, 2006.

COELHO, L. M. C. C. Historia(s) da educação Integral. In MAURÍCIO, Lucia Velloso (org): Em aberto: educação integral em tempo integral. v. 22, n. 80, p. 1-165, abr. 2009.

COELHO, L. M. C. C.; PORTILHO, D. B. Educação integral, tempo e políticas públicas: reflexões sobre concepções e práticas. In: COELHO, L. M. Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et Alii: FAPERJ, 2009.

DELORY-MOMBERGER, C. Abordagens metodológicas nas pesquisas biográficas. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, set./dez. 2012.

DOSSE, F. A história em migalhas: dos annales à nova história. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

DURKHEIM, É. Educação e sociologia. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1975.

GALLO, S. Educação integral numa perspectiva anarquista. In: COELHO, L. M.; CAVALIERE, A. M. (org.). Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

GOMES, I. S.; CAMINHA, I. O. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as ciências do movimento humano. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 01, p. 395-411, jan./mar. 2014.

LUPETINA, R. M. A formação docente e a mudança no perfil do alunado do Curso Normal do Instituto de Educação do Rio de Janeiro na década de 1970. 2015. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

MORAES, J. D. Educação integral: uma recuperação do conceito libertário. In: COELHO, L. M. (org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et Alii: FAPERJ, 2009.

MORAES, J. D. Educação integral: notas sobre Charles Fourier, Saint Simon e Pierre-Joseph Proudhon. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas, n. 64, p. 191-200, set. 2015.

MARTINS, A. M. S. A educação integral segundo a pedagogia libertária. In COELHO, L. M. C. (org.). Educação integral: história, políticas e práticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Rovelle, 2013.

MAURÍCIO, L. V. Reconstituição do curso de formação de professores dos Cieps através da memória de ex-participantes. In COELHO, L. M. C. (org.). Educação integral: história, políticas e práticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Rovelle, 2013.

NEEPHI. Projeto para atualização interna do Núcleo de Estudos em Tempos, Espaços e Educação Integral. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.

NEPHEB. Projeto para atualização interna do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Brasileira. Rio de Janeiro: Universidade Fedreal do Rio de Janeiro, 2018.

PINHEIRO, F. L. O serviço de orientação psicopedagógica da escola Guatemala: um estudo sobre uma experiência educativa na década de 1950. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

PORTILHO, D. B. Releitura da concepção de educação integral dos CIEPS: para além das caricaturas ideológicas. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

SILVA, B. A. R. Escola de tempo integral e comunidade: história do programa de animação cultural nos CIEPs. 2008. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

SILVA, B. A. R. Diferenças entre a perspectiva de educação integral em Anísio Teixeira e no programa Mais Educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 61, p. 202-218, mar. 2015.

SOUZA, Z. M. Educar, trabalhar, civilizar no Azilo de Meninos Desvalidos (1875-1894): caminhos possíveis. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

SOUZA, M. Z. M.; BONATO, N. M. C. O ensino integral no Asilo de Meninos Desvalidos (1876-1894). In: COELHO, L. M. (org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: DP et Alii: FAPERJ, 2009.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.