Escolas aprisionadas em uma democracia aprisionada: anotações para uma resistência propositiva

Luiz Carlos de Freitas

Resumo


Este ensaio procura problematizar o período de resistência que se abre com a eleição de Bolsonaro para a presidência da república, procurando caracterizar as filosofias sociais que lhe dão suporte e a partir do posicionamento destas no cenário mundial, valendo-se da contribuição de autores como I. Wallerstein, estudioso dos sistemas mundo, tirar consequências práticas para uma resistência propositiva. O texto aponta também para consequências na política educacional.


Palavras-chave


Filosofias sociais. Governo Bolsonaro. Resistência. Política educacional.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, N. Após o neoliberalismo. Folha de São Paulo. 12 de outubro de 2018. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/colunas/nelson-barbosa/2018/10/depois-do neoliberalismo. shtml?loggedpaywall >. Acesso em:16 dez. 2018.

BERRINGER, T. A burguesia brasileira e a política externa nos governos FHC e Lula. Curitiba: Appris, 2015.

BRESSER-PEREIRA, L. C. The two forms of capitalism: developmentalism and economic liberalism. Brazilian Journal of Political Economy, n. 37, v. 4, p. 680-703, 2017. Disponível em: < http://www.bresserpereira.org.br/papers/2017/347-two-forms-capitalism.pdf >. Acesso em: 20 ago. 2018.

CANTANHEDE, E. Sujeito (não tão) oculto. Jornal O Estado de São Paulo. 25 de novembro de 2018. Disponível em: < https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,sujeito-nao-tao-oculto,70002620968 >. Acesso em: 16 dez. 2018.

CASIMIRO, F. H. (2016). A nova direita no Brasil. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, 2016. Disponível em: < http://www.historia.uff.br/stricto/td/1905.pdf >. Acesso em: 3 ago. 2018.

CASTELLS, M. 11 perguntas para Castells. Revista Época, 2018. Disponível em: < https://resenhapalacio.blogspot.com/2018/06/11-perguntas-para-manuel-castells.html >. Acesso em: 3 ago. 2018.

CHAUI, M. O retrato de uma catastrofe. Jornalistas Livres, 2017. Disponível em: < https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=475162479274301&id=292074710916413 >. Acesso em: 10 set. 2018.

CHAUI, M. Seminário internacional ameaças à democracia e à ordem multipolar. Fundação Perseu Abramo, 2018. Disponível em: < https://youtu.be/qddvzsu2avu >. Acesso em: 10 set. 2018.

CRUZ, L. S. Alarme liberal contra Bolsonaro. Jornal La Segunda. 19 out. 2018. Disponível em: < http://impresa.lasegunda.com/2018/10/19/A >. Acesso em: 18 dez. 2018.

DOWBOR, L. Como as corporações cercam a democracia. 2016. Disponível em: < http://www.ihu.unisinos.br/noticias/556839-como-as-corporacoes-cercam-a-democracia-artigo-de-ladislau-dowbor >. Acesso em: 26 jun. 2016.

EDITORIAL. Escola com evidências. Folha De São Paulo, 16 dez. 2018. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2018/12/escola-com-evidencias.shtml?utm_source=folha&utm_medium=site&utm_campaign=topicos?cmpid=topicos?loggedpaywall >. Acesso em: 18 dez. 2018.

FREITAS, L. C. Uma pós-modernidade de libertação. Reconstruindo as esperanças. Campinas: Autores Associados, 2005.

FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FRIEDMAN, M. The role of government in education. (R. A. Solo, Ed.) Economics and the Public Interest, p. 123-144, 1955. Disponível em: < http://la.utexas.edu/users/hcleaver/330t/350kpeefriedmanroleofgovttable.pdf >. Acesso em: 3 ago. 2018.

FUKUYAMA, F. Bolsonaro é uma ameaça à democracia diz Francis Fukuyama. Folha de São Paulo. 22 de abril de 2018. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/04/bolsonaro-e-uma-ameaca-a-democracia-diz-francis-fukuyama.shtml >. Acesso em: 16 dez. 2018.

GAMBLE, A. The free economy and the strong state: the politics of thatcherism. Durham: Duke University Press, 1988.

GIROUX, H. A. Trump's neo-nazis and the rise of illiberal democracy. Truthout, 2017. Disponível em: < https://truthout.org/articles/neo-nazis-in-charlottesville-and-the-rise-of-illiberal-democracy/ >. Acesso em: 3 ago. 2018.

HALIFA-LEGRAND, S. ‘Nossa única chance de sobreviver é preservar a democracia liberal’, diz filósofa húngara Ágnes Heller. O Globo. 15 de dezembro de 2018. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/mundo/nossa-unica-chance-de-sobreviver-preservar-democracia-liberal-diz-filosofa-hungara-agnes-heller-23307441 >. Acesso em: 17 dez. 2018.

HARVEY, D. A brief history of neoliberalism. Oxford: OUP, 2007.

HAYEK, F. O caminho da servidão. São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises do Brasil, 2010.

KLEIN, N. The shock doctrine: the rise of disaster capitalism. New York: Picador, 2008.

KUNTZ, R. O desafio da educação e as fixações de Bolsonaro. Jornal Estado de São Paulo. 25 de novembro de 2018. Disponível em: < https://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-desafio-da-educacao-e-as-fixacoes-de-bolsonaro,70002620247 >. Acesso em: 16 dez. 2018.

MACLEAN, N. Democracy in chains: the deep of the radical right's stealth plan for America. New York: Penguin, 2017.

MISES, L. V. El socialismo: análisis sociológico e economico. Union Editorial, 2009.

MISES, L. V. Liberalismo. São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises do Brasil, 2010.

MONBIOT, G. A despot in disguise: one man's mission top to rip up democracy. The Guardian, 2017. Disponível em: < https://www.theguardian.com/commentisfree/2017/jul/19/despot-disguise-democracy-james-mcgill-buchanan-totalitarian-capitalism >. Acesso em: 3 ago. 2018.

RAVITCH, D. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SELWYN, B. Friedrich hayek: in defence of dictatorship. Open Democracy, 2015. Disponível em: < https://www.opendemocracy.net/benjamin-selwyn/friedrich-hayek-dictatorship >. Acesso em: 3 ago. 2018.

WALLERSTEIN, I. Após o liberalismo. Petropolis: Vozes, 2002.

WALLERSTEIN, I. Global left vs. global right: from 1945 to today. 15 de maio de 2017. Disponível em: < https://www.iwallerstein.com/global-left-vs-global-right-from-1945-to-today/ >. Acesso em: 18 dez. 2018.




DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8654333

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista HISTEDBR On-line

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

(c) Rev. HISTEDBR On-line, Campinas (SP) - ISSN 1676-2584.