Resumo
Este artigo parte da interrogação sobre as conexões e mediações entre indivíduos, subjetividade e história na tradição teórica do marxismo. Resulta de uma investigação teórico-metodológica que aborda a fertilidade do pensamento marxista para compreender as determinações recíprocas entre indivíduo, sujeito e história. Conclui-se que a compreensão do indivíduo como síntese de numerosas relações sociais, da inseparabilidade entre indivíduo e classe nas condições históricas do capitalismo e da história como obra humana são elementos inerentes ao projeto educativo de formação do sujeito histórico no âmbito do marxismo.
Referências
ABREU, G. A. de. A deserção da história: o pós-modernismo e o neoliberalismo como armas ideológicas do capital – um mal estar mais que uma ruptura. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
BENSAÏD, D. Marx, o intempestivo: grandezas e misérias de uma aventura crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
DIAS, E. F. Revolução passiva e modo de vida: ensaios sobre as classes subalternas, o capitalismo e a hegemonia. São Paulo: Sundermann, 2012.
DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 2. ed. Campinas: Autores associados, 1999.
DUARTE, N. A rendição pós-moderna à individualidade alienada e a perspectiva marxista da individualidade alienada. In: DUARTE, N. (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 219-242.
GARDINER, P. Teorias da história. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1995.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004a. 1 v.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004b. 2 v.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. 4 v.
HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2000.
HELLER, A. Uma teoria da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
LUKÁCS, G. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética materialista. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
LUKÁCS, G. Il lavoro. In: LUKÁCS, G. Per uma ontologia dell’essere sociale. Tradução de Ivo Tonet. Revisão de Pablo Polese. Roma: Editora Riuniti, 1981.
LUKÁCS, G. O jovem Marx e outros escritos. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 2007.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, K. O 18 brumário e cartas à Kugelmann. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
MARX, K.; ENGELS, F. A sagrada família. São Paulo: Boitempo, 2003.
MARX, K.; ENGELS, F. Ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 1998.
MÉSZÁROS, I. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.
MÉSZÁROS, I. O desafio e o fardo do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2007.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.
NETTO, J. P. Relendo a teoria marxista da história. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL, 4., 1997, Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, 1997. p. 74-84. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario4/trabalhos.htm. Acesso em: 12 out 2014.
PECORARO, R. Filosofia da história. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2009.
PLEKHANOV, G. O papel do indivíduo da história. São Paulo: Expressão Popular, 2006.
RESENDE, A. C. A. Para a crítica da subjetividade reificada. Goiânia: Editora UFG, 2009.
SANFELICE, J. L. Pós-modernidade, globalização e educação. In: LOMBARDI, J. C. (org.). Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2003. p. 3-12.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. Perspectiva marxiana do problema subjetividade-intersubjetividade. In: DUARTE, N. (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 219-242.
SAVIANI, D. Prefácio à edição brasileira. In: MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Editora Alínea, 2007.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (org.). Pedagogia histórico-crítica e a luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 13-36.
SÈVE, L. A personalidade em gestação. SILVEIRA, P.; DORAY, B. (org.). Elementos para uma Teoria Marxista da Subjetividade. São Paulo: Vértice, 1989.
SILVEIRA, P.; DORAY, B. Elementos para uma Teoria Marxista da Subjetividade. São Paulo: Vértice, 1989.
WOOD, E. M. O que é agenda “pós-moderna?” In: WOOD, E. M.; FOSTER, J. B. (org.). Em defesa da história: marxismo e pós-marxismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 7-22.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.