Sociedade da transparência

os processos de desenvolvimento humano em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658390

Palavras-chave:

Sociedade, Transparência, Educação

Resumo

A obra é apresentada ao leitor em nove capítulos que vão da sociedade positiva (capítulo 1), passando pelo emaranhado da produção cultural da sociedade da exposição (capítulo 2), seguindo para a sociedade da evidência, sociedade pornográfica, sociedade da aceleração, sociedade da intimidade, sociedade da informação, sociedade do desencobrimento até culminar no capítulo final, sociedade do controle. Trata-se de um livro de bolso com 120 páginas, de linguagem acessível e didática, que retrata os saberes alicerçados na própria natureza política da vida em sociedade. O excesso de positividade da vida reflete um sistema fechado em si mesmo, que impõe o igual e anula o diferente e as contradições nas quais nós vivemos, excluindo a dimensão relacional, contextualizada e crítica dos processos de (re)conhecimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Mestrado em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE). Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade La Salle (UNILASALLE).

Carla Milbradt, Universidade La Salle

Mestrado em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE). Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

Referências

HAN, B. Sociedade da transparência. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. 120 p.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

HABOWSKI, A. C. .; CONTE, E.; MILBRADT, C. Sociedade da transparência: os processos de desenvolvimento humano em questão. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021016, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8658390. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8658390. Acesso em: 19 set. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)