Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista HISTEDBR On-line
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Acesso Aberto
Política de Arquivamento
Pareceristas
Política de Retratação do Crossmark
Equipe Editorial
Contato
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 21 (2021): Publicação Contínua
v. 21 (2021): Publicação Contínua
Créditos da imagem: ShutterStock [Livros escolares sobre mesa, conceito de educação]
Publicado:
2021-05-03
Artigos
O programa de formação continuada de professores PDE/PR e a educação popular – 2007-2018
Edna Goretti Menegatti Mocellin, André Paulo Castanha
e021001
PDF
A perspectiva curricular a luz da pedagogia histórico-crítica
Marta Regina Coppe, Adair Ângelo Dalarosa
e021002
PDF
A educação no processo de transformação social
refletindo sobre a prática docente
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, André Dioney Fonseca, Anselmo Alencar Colares
e021003
PDF
A construção ideológica educacional no período Colonial em Moçambique
Samuel Antonio de Sousa, Valmir Flores Pinto
e021004
PDF
Perspectiva de educação escolar em Altamira-PA no projeto de construção da Rodovia Transamazônica
Elica Né Oliveira Ribeiro, César Augusto Martins de Souza, Renato Pinheiro da Costa
e021005
PDF
Uma análise de teses e dissertações sobre universidade no Brasil
sentidos, historicidade e contradições
Liliana Soares Ferreira, Marcos Britto Corrêa, Marcos José Andrighetto
e021006
PDF
História da educação, espaços e tempos
trajetórias e repercussões de um diretório de pesquisa do Centro-Oeste
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, José Maria Baldino, César Evangelista Fernandes Bressanin
e021007
PDF
O projeto industrialista dos empresários no governo Vargas
a fotografia como fonte histórica de trabalho-educação
Maria Ciavatta
e021008
PDF
Uma análise do contexto de formação do PNAIC na rede estadual de ensino em Rolim e Moura/RO
mãos que ensinam; olhares outros; o chão da escola
Juliana Cândido Matias, Josemir Almeida Barros
e021010
PDF
A inserção da mulher no ensino de pós-graduação
o caso do Programa de Fitotecnia da UFV (1961-2018)
Denilson Santos de Azevedo, Tatiani Gomes Gouvêa
e021011
PDF
Representações sociais sobre a feminização do magistério na imprensa pernambucana (1885-1915)
Édla Kerollayne Tavares da Silva, Adlene Silva Arantes
e021012
PDF
A intensificação do trabalho docente no contexto da contrarreforma educacional
Gisele Francisca da Silva Carvalho, Daniela Aparecida de Melo Costa, Mônica Trindade Dias Magalhães
e021014
PDF
A regulação da formação continuada de professores alfabetizadores no Brasil
Solange Pereira da Silva
e021015
PDF
Brincar de inventar brinquedos e brincadeiras
oficinas de criação para a educação infantil
Talita Vitória Cordasso Santoro , Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa
e021017
PDF
A frágil democracia brasileira
reflexões a partir da biografia de Valter Pinheiro
Maria Lenúcia de Moura, Charliton José dos Santos Machado, José Eudes Baima Bezerra
e021018
PDF
Elementos para a construção de uma gênese do ensino de economia doméstica
“a tratise on domestic economy” de Catherine Beecher
José Carlos do Amaral Junior, Ana Elizabeth Santos Alves
e021019
PDF
Centro educacional de Niterói e uma experiência do movimento da matemática moderna
Pedro de Nogueira Marins, Bruno Alves Dassie
e021020
PDF
A escola unitária de Gramsci e os fundamentos da pedagogia histórico-crítica
vinculações teórico-conceituais no campo da didática
Marcela Figueira Ferreira, Anderson dos Anjos Pereira Pena, Clarice Zientarski
e021021
PDF
Análise sobre a regulamentação do profissional do setor de tecnologia da informação e comunicação no Brasil
Antonio Claudio Jorge da Silveira, Adriana Maria Tonini
e021022
PDF
Jovens rurais em luta por educação e trabalho no Brasil
análise documental de eventos nacionais (2007 – 2016)
Magno Nunes Farias, Roseli Esquerdo Lopes
e021023
PDF
O ensino de arte no contexto da educação do campo
reflexões acerca da prática pedagógica docente em uma classe multisseriada
Josivânia Ferreira Brito, Gustavo Cunha de Araújo, Juliane Gomes de Sousa
e021024
PDF
Políticas educacionais brasileiras para EJAI e a educação permanente
Talita Costa de Oliveira Almeida, Rita de Cássia da Silva Oliveira
e021025
PDF
Cadernos escolares
fragmentos do projeto educacional da rede de viação Paraná-Santa Catarina, na década de 1940
Rudá Morais Gandin, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
e021027
PDF
A educação física e a pedagogia histórico-crítica
aproximações
Vicente Cabrera Calheiros, Liliana Soares Ferreira
e021028
PDF
O MOBRAL no Pontal de Minas Gerais
entre o voluntariado e a fé (1970-1985)
Sauloéber Társio de Souza
e021029
PDF
Os reabilitados do INSS e a educação profissional do SENAC e SENAI
percepções sobre a formação profissional e a reinserção ao trabalho
Elisangela Isaias Palavezzini, Giovanna Pezarico
e021030
PDF
O ensino agrícola no Rio Grande do Norte (1910-1967)
Olívia Morais de Medeiros Neta, Marcelly Kathleen Pereira Lucas
e021031
PDF
Pedagogia histórico crítica
contribuições para formação continuada de professores
Silvana Lazzarotto Schmitt
e021032
PDF
A construção do homem novo em Cuba (1959-1961)
um processo de transformação por meio da alfabetização como prática de liberdade
Dayane de Freitas Colombo Rosa, Roseli Gall do Amaral, José Joaquim Pereira Melo
e021033
PDF
As ciências sociais na Bahia
a faculdade de sociologia e política de Vitória da Conquista (FSPVC)
Luciana Canário Mendes, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
e021034
PDF
História e contradições na educação da pessoa com deficiência
da eliminação ao atendimento educacional especializado
Eliane Brunetto Pertile, Nerli Nonato Ribeiro Mori
e021035
PDF
Krupskaya nos arquivos do National Union of Women Teachers
“uma palavra sobre a educação de classe”
Amarilio Ferreira Junior, Marisa Bittar
e021036
PDF
O currículo decolonial e o combate ao racismo epistêmico
Jairo Carvalho do Nascimento, Maria Aparecida Dias Castro
e021038
PDF
Presenças e ausências de gênero e sexualidade na formação inicial em pedagogia das IES comunitárias de Santa Catarina
Tânia Mara Cruz, Márcia Buss-Simão
e021039
PDF
Educação integral e trabalho
concepções em disputa nos Manifestos de 1932 e 1959
Cosme Leonardo Almeida Maciel, Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho
e021040
PDF
A educação vai ao mercado financeiro
somos educação em debate
Luciana Sardenha Galzerano
e021041
PDF
Os textos escolares na Didáctica Magna de Coménio
Iara Augusta da Silva, Vanessa da Silva Rubinho, Patricia Florencio da Silva Cardoso
e021042
PDF
O papel do CONSED no processo de formulação de políticas educacionais, no contexto do capital-imperialismo
Danilo Bandeira dos Santos Cruz
e021043
PDF
O capital vai ao ensino médio
uma análise da reforma no processo de circulação do capital
Sérgio Feldemann de Quadros, Nora Krawczyk
e021044
PDF
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho
uma análise do ensino médio integrado do IFRO campus Ji-Paraná
Juliano Viliam Cenci, Marilsa Miranda de Souza
e021045
PDF
Da maquinaria às TICs
um contínuo processo de exploração do trabalhador
Luiz Bezerra Neto, Manoel Nelito Matheus Nascimento
e021046
PDF
Temporalidades, territórios e currículo
contribuições para o ensino de História dos anos iniciais do ensino fundamental
Nielson Rosa Bezerra, Marta Ferreira da Silva , Eliana da Silva Laurentino
e021047
PDF
Juventude, violência e trajetória escolar
a voz dos jovens em final de medida socioeducativa no Distrito Federal
Lívia Silva Souza, Andréia Mello Lacé
e021048
PDF
A pandemia e a educação na escola pública
a dualidade do ensino e a diferença das classes sociais
Eliza Ribas Gracino, Rosiane Machado da Silva, Joana D Arc Vaz, Sandra do Rocio Ferreira Leal
e021049
PDF
Qualidade da educação na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
alguns apontamentos
João Carlos da Silva, Kerlyn Tatiana Schulz Niesvald
e021050
PDF
A teoria da atividade em Vygotsky, Leontiev e Engeström
os fundamentos da aprendizagem expansiva
Simone Maria de Andrade Medeiros
e021051
PDF
Positivismo, educação e hegemonia
diálogos entre José Veríssimo e Benjamin Constant
Helton Messini da Costa
e021052
PDF
Gramsci
o cruzamento da experiência individual com a análise da realidade histórica e da crítica à educação capitalista
Aurea de Carvalho Costa
e021053
PDF
Ditadura militar, memória, história pública e vídeos disponíveis na internet
Elis Saraiva Santana, Lívia Diana Rocha Magalhães
e021054
PDF
A avaliação e matematização da disciplina. O você pode no discurso pedagógico
Germán Hours
e021055
PDF (Español (España))
Paulo Freire na educação Ibero-Americana hoje à luz da análise crítica do discurso de seus líderes
Milagros Elena Rodriguez, Ivan Fortunato
e021056
PDF (Español (España))
A apresentação cultural do povo Mapuche pelo estado Chileno
Jaime Caiceo Escudero
e021057
PDF (Español (España))
A evolução das diferenças em função do gênero na educação universitária e na inserção no mercado do trabalho na Espanha desde os anos setenta até a atualidade
Rita Radl Philipp, Maria Begoña Gómez Vázquez
e021058
PDF (Español (España))
Maré estudantil e subjetivação política. Sobre as ocupações da Universidad Nacional del Litoral em 2018
Luciano Alonso, Carolina Brandolini
e021059
PDF (Español (España))
Editorial
Editorial
Luciana Cristina Salvatti Coutinho
e021060
PDF
Resenha
Paulo Freire, mais do que nunca, incontornável e imprescindível
Hamilcar Silveira Dantas Junior
e021009
PDF
Uma estrela vermelha
Luciane da Silva Vicente
e021013
PDF
Sociedade da transparência
os processos de desenvolvimento humano em questão
Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Carla Milbradt
e021016
PDF
Forma escolar
uma máquina cilizatória
Jailton Alves de Oliveira
e021026
PDF
Assad Haider
descortinando a sofisticada e cruel relação entre opressão e exploração no debate racial
Jane Barros Almeida
e021037
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Membros
Signatário
Artigos mais lidos
A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional
8588
Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
6519
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
3716
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
2944
Educação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
2144
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários