Banner Portal
v. 21 (2021): Publicação Contínua
Publicação Contínua

Créditos da imagem: ShutterStock [Livros escolares sobre mesa, conceito de educação]

Artigos

Edna Goretti Menegatti Mocellin, André Paulo Castanha
e021001
O programa de formação continuada de professores PDE/PR e a educação popular – 2007-2018
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659521
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659521
Marta Regina Coppe, Adair Ângelo Dalarosa
e021002
A perspectiva curricular a luz da pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660386
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660386
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, André Dioney Fonseca, Anselmo Alencar Colares
e021003
A educação no processo de transformação social: refletindo sobre a prática docente
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660256
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660256
Samuel Antonio de Sousa, Valmir Flores Pinto
e021004
A construção ideológica educacional no período Colonial em Moçambique
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660740
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660740
Elica Né Oliveira Ribeiro, César Augusto Martins de Souza, Renato Pinheiro da Costa
e021005
Perspectiva de educação escolar em Altamira-PA no projeto de construção da Rodovia Transamazônica
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664108
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664108
Liliana Soares Ferreira, Marcos Britto Corrêa, Marcos José Andrighetto
e021006
Uma análise de teses e dissertações sobre universidade no Brasil: sentidos, historicidade e contradições
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664163
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664163
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, José Maria Baldino, César Evangelista Fernandes Bressanin
e021007
História da educação, espaços e tempos: trajetórias e repercussões de um diretório de pesquisa do Centro-Oeste
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8663667
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8663667
Maria Ciavatta
e021008
O projeto industrialista dos empresários no governo Vargas: a fotografia como fonte histórica de trabalho-educação
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660288
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660288
Juliana Cândido Matias, Josemir Almeida Barros
e021010
Uma análise do contexto de formação do PNAIC na rede estadual de ensino em Rolim e Moura/RO: mãos que ensinam; olhares outros; o chão da escola
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8655268
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8655268
Denilson Santos de Azevedo, Tatiani Gomes Gouvêa
e021011
A inserção da mulher no ensino de pós-graduação: o caso do Programa de Fitotecnia da UFV (1961-2018)
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657176
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657176
Édla Kerollayne Tavares da Silva, Adlene Silva Arantes
e021012
Representações sociais sobre a feminização do magistério na imprensa pernambucana (1885-1915)
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657105
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657105
Gisele Francisca da Silva Carvalho, Daniela Aparecida de Melo Costa, Mônica Trindade Dias Magalhães
e021014
A intensificação do trabalho docente no contexto da contrarreforma educacional
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657773
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657773
Solange Pereira da Silva
e021015
A regulação da formação continuada de professores alfabetizadores no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658491
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658491
Talita Vitória Cordasso Santoro , Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa
e021017
Brincar de inventar brinquedos e brincadeiras: oficinas de criação para a educação infantil
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657777
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657777
Maria Lenúcia de Moura, Charliton José dos Santos Machado, José Eudes Baima Bezerra
e021018
A frágil democracia brasileira: reflexões a partir da biografia de Valter Pinheiro
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658447
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658447
José Carlos do Amaral Junior, Ana Elizabeth Santos Alves
e021019
Elementos para a construção de uma gênese do ensino de economia doméstica: “a tratise on domestic economy” de Catherine Beecher
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658830
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658830
Pedro de Nogueira Marins, Bruno Alves Dassie
e021020
Centro educacional de Niterói e uma experiência do movimento da matemática moderna
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658602
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658602
Marcela Figueira Ferreira, Anderson dos Anjos Pereira Pena, Clarice Zientarski
e021021
A escola unitária de Gramsci e os fundamentos da pedagogia histórico-crítica: vinculações teórico-conceituais no campo da didática
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658014
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658014
Antonio Claudio Jorge da Silveira, Adriana Maria Tonini
e021022
Análise sobre a regulamentação do profissional do setor de tecnologia da informação e comunicação no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657662
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657662
Magno Nunes Farias, Roseli Esquerdo Lopes
e021023
Jovens rurais em luta por educação e trabalho no Brasil: análise documental de eventos nacionais (2007 – 2016)
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658654
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658654
Josivânia Ferreira Brito, Gustavo Cunha de Araújo, Juliane Gomes de Sousa
e021024
O ensino de arte no contexto da educação do campo: reflexões acerca da prática pedagógica docente em uma classe multisseriada
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657365
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657365
Talita Costa de Oliveira Almeida, Rita de Cássia da Silva Oliveira
e021025
Políticas educacionais brasileiras para EJAI e a educação permanente
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659484
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659484
Rudá Morais Gandin, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
e021027
Cadernos escolares: fragmentos do projeto educacional da rede de viação Paraná-Santa Catarina, na década de 1940
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657394
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657394
Vicente Cabrera Calheiros, Liliana Soares Ferreira
e021028
A educação física e a pedagogia histórico-crítica: aproximações
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659287
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659287
Sauloéber Társio de Souza
e021029
O MOBRAL no Pontal de Minas Gerais: entre o voluntariado e a fé (1970-1985)
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659665
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659665
Elisangela Isaias Palavezzini, Giovanna Pezarico
e021030
Os reabilitados do INSS e a educação profissional do SENAC e SENAI: percepções sobre a formação profissional e a reinserção ao trabalho
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658505
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658505
Olívia Morais de Medeiros Neta, Marcelly Kathleen Pereira Lucas
e021031
O ensino agrícola no Rio Grande do Norte (1910-1967)
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657276
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657276
Silvana Lazzarotto Schmitt
e021032
Pedagogia histórico crítica: contribuições para formação continuada de professores
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657840
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657840
Dayane de Freitas Colombo Rosa, Roseli Gall do Amaral, José Joaquim Pereira Melo
e021033
A construção do homem novo em Cuba (1959-1961): um processo de transformação por meio da alfabetização como prática de liberdade
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660363
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660363
Luciana Canário Mendes, Ana Palmira Bittencourt Santos  Casimiro 
e021034
As ciências sociais na Bahia: a faculdade de sociologia e política de Vitória da Conquista (FSPVC)
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659979
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659979
Eliane Brunetto Pertile, Nerli Nonato Ribeiro Mori
e021035
História e contradições na educação da pessoa com deficiência: da eliminação ao atendimento educacional especializado
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659160
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659160
Amarilio Ferreira Junior, Marisa Bittar
e021036
Krupskaya nos arquivos do National Union of Women Teachers: “uma palavra sobre a educação de classe”
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660769
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660769
Jairo Carvalho do Nascimento, Maria Aparecida Dias Castro
e021038
O currículo decolonial e o combate ao racismo epistêmico
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657131
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657131
Tânia Mara Cruz, Márcia Buss-Simão
e021039
Presenças e ausências de gênero e sexualidade na formação inicial em pedagogia das IES comunitárias de Santa Catarina
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660223
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660223
Cosme Leonardo Almeida Maciel, Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho
e021040
Educação integral e trabalho: concepções em disputa nos Manifestos de 1932 e 1959
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659779
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659779
Luciana Sardenha Galzerano
e021041
A educação vai ao mercado financeiro: somos educação em debate
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660130
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660130
Iara Augusta da Silva, Vanessa da Silva Rubinho, Patricia Florencio da Silva Cardoso
e021042
Os textos escolares na Didáctica Magna de Coménio
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660735
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660735
Danilo Bandeira dos Santos Cruz
e021043
O papel do CONSED no processo de formulação de políticas educacionais, no contexto do capital-imperialismo
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659629
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659629
Sérgio Feldemann de Quadros, Nora Krawczyk
e021044
O capital vai ao ensino médio: uma análise da reforma no processo de circulação do capital
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659576
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659576
Juliano Viliam Cenci, Marilsa Miranda de Souza
e021045
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: uma análise do ensino médio integrado do IFRO campus Ji-Paraná
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8661494
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8661494
Luiz Bezerra Neto, Manoel Nelito Matheus Nascimento
e021046
Da maquinaria às TICs: um contínuo processo de exploração do trabalhador
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664135
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664135
Nielson Rosa Bezerra, Marta Ferreira da Silva , Eliana da Silva Laurentino 
e021047
Temporalidades, territórios e currículo: contribuições para o ensino de História dos anos iniciais do ensino fundamental
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660278
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660278
Lívia Silva Souza, Andréia Mello Lacé
e021048
Juventude, violência e trajetória escolar: a voz dos jovens em final de medida socioeducativa no Distrito Federal
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8665548
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8665548
Eliza Ribas Gracino, Rosiane Machado da Silva, Joana D Arc Vaz, Sandra do Rocio Ferreira Leal
e021049
A pandemia e a educação na escola pública: a dualidade do ensino e a diferença das classes sociais
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8665300
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8665300
João Carlos da Silva, Kerlyn Tatiana Schulz Niesvald
e021050
Qualidade da educação na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: alguns apontamentos
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664084
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664084
Simone Maria de Andrade Medeiros
e021051
A teoria da atividade em Vygotsky, Leontiev e Engeström: os fundamentos da aprendizagem expansiva
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657702
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657702
Helton Messini da Costa
e021052
Positivismo, educação e hegemonia: diálogos entre José Veríssimo e Benjamin Constant
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659485
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659485
Aurea de Carvalho Costa
e021053
Gramsci: o cruzamento da experiência individual com a análise da realidade histórica e da crítica à educação capitalista
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659721
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659721
Elis Saraiva Santana, Lívia Diana Rocha Magalhães
e021054
Ditadura militar, memória, história pública e vídeos disponíveis na internet
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8666492
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8666492
Germán Hours
e021055
A avaliação e matematização da disciplina. O você pode no discurso pedagógico
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8661580
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8661580
Milagros Elena Rodriguez, Ivan Fortunato
e021056
Paulo Freire na educação Ibero-Americana hoje à luz da análise crítica do discurso de seus líderes
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664997
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664997
Jaime Caiceo Escudero
e021057
A apresentação cultural do povo Mapuche pelo estado Chileno
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8662153
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8662153
Rita Radl Philipp, Maria Begoña Gómez Vázquez
e021058
A evolução das diferenças em função do gênero na educação universitária e na inserção no mercado do trabalho na Espanha desde os anos setenta até a atualidade
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8661536
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8661536
Luciano Alonso, Carolina Brandolini
e021059
Maré estudantil e subjetivação política. Sobre as ocupações da Universidad Nacional del Litoral em 2018
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8661541
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8661541

Editorial

Luciana Cristina Salvatti Coutinho
e021060
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8668826
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8668826

Resenha

Hamilcar Silveira Dantas Junior
e021009
Paulo Freire, mais do que nunca, incontornável e imprescindível
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8656976
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8656976
Luciane da Silva Vicente
e021013
Uma estrela vermelha
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657382
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657382
Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Carla Milbradt
e021016
Sociedade da transparência: os processos de desenvolvimento humano em questão
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658390
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658390
Jailton Alves de Oliveira
e021026
Forma escolar: uma máquina cilizatória
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659698
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659698
Jane Barros Almeida
e021037
Assad Haider: descortinando a sofisticada e cruel relação entre opressão e exploração no debate racial
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660021
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660021