Da maquinaria às TICs

um contínuo processo de exploração do trabalhador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664135

Palavras-chave:

Trabalho, Educação, Maquinaria, Tecnologias da informação e comunicação (TICs)

Resumo

O artigo discute o fenômeno da exploração do trabalhador no contexto de intensa e crescente utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no campo educacional, tomando como ponto de partida os estudos de Karl Marx (2015). Trata-se um estudo bibliográfico e histórico, que analisa as consequências do uso da maquinaria pelo trabalhador, buscando compreender os efeitos da utilização das TICs, já que estas têm revelado um grande crescimento, tanto do seu uso, quanto da mais-valia produzida, aumentando a acumulação de capital e da imposição de sobretrabalho, em especial, na forma e no contexto domiciliar, ao não possuir o devido respeito aos horários de descanso dos professores e dos demais trabalhadores.

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Biografia do Autor

Luiz Bezerra Neto, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado  em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado do Departamento de Educação (DEd) e do PPGE da Universidade Federal de São Carlos.

Manoel Nelito Matheus Nascimento, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado do Departamento de Educação (DEd) e do PPGE da Universidade Federal de São Carlos.

Referências

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

BEZERRA NETO, L. .; NASCIMENTO, M. N. M. Da maquinaria às TICs: um contínuo processo de exploração do trabalhador. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021046, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8664135. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8664135. Acesso em: 2 out. 2022.

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