Da maquinaria às TICs
um contínuo processo de exploração do trabalhador
DOI:
https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664135Palavras-chave:
Trabalho, Educação, Maquinaria, Tecnologias da informação e comunicação (TICs)Resumo
O artigo discute o fenômeno da exploração do trabalhador no contexto de intensa e crescente utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no campo educacional, tomando como ponto de partida os estudos de Karl Marx (2015). Trata-se um estudo bibliográfico e histórico, que analisa as consequências do uso da maquinaria pelo trabalhador, buscando compreender os efeitos da utilização das TICs, já que estas têm revelado um grande crescimento, tanto do seu uso, quanto da mais-valia produzida, aumentando a acumulação de capital e da imposição de sobretrabalho, em especial, na forma e no contexto domiciliar, ao não possuir o devido respeito aos horários de descanso dos professores e dos demais trabalhadores.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2020.
BRUZZI, D. G. Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual. Polyphonia, v. 27, n. 1, p. 475-483, jan./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42325. Disponível em: https://bit.ly/3mu7mMC. Acesso em: 28 mar. 2019.
CATINI, C. de R. O trabalho de educar numa sociedade sem futuro. Blog da Boitempo. São Paulo: jun. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2YApVGK. Acesso em: 16 out. 2020
MARX, K. O Capital. Crítica da economia política: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2015. Livro I.
PACIEVITCH, T. Tecnologia da informação e comunicação. Disponível em: https://bit.ly/3uKzMFO. Acesso em: 01 nov. 2020.
RAMOS, R. A era digital e a economia do século XXI. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3uLtN3z. Acesso em: 01 nov. 2020.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luiz Bezerra Neto; Manoel Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.