Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8668826

Palavras-chave:

Editorial, 2021

Resumo

Num contexto de incertezas, perda de direitos sociais, avanço das privatizações, aumento das desigualdades sociais e educacionais, continuidade da Pandemia da COVID19 que tem provocado a morte de milhares de pessoas, manter o trabalho acadêmico e de divulgação científica comprometida com a transformação social são expressões de resistência e de luta.  Nesse cenário, a Revista Histedbr On-line publica em 2021 o volume 21, contando com 54 artigo e 5 resenhas, abordando temáticas e perspectivas analíticas diversas, marca da história desse periódico. A vinculação institucional dos(as) autores(as) dos manuscritos publicados nesse volume é diversa, tanto nacional quanto internacionalmente: UNIOESTE, Rede Estadual de Ensino do Paraná, Prefeitura Municipal de Chopinzinho, Unicentro, UFOPA, UFMS, Universidade Rovuma (Moçambique), UFAM, UFPA, Prefeitura de Altamira/PA, UFSM, IFRS, IFFar, PUC-Goiás, UFT, UFF, UFS, UNIR, Rede Estadual de Ensino de Rondônia, UFV, UPE, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, IF Sudeste MG, Universidade La Salle, UFSCar, UECE, UFPB, SDR Bahia, UESB, CEN, IFG, UFC, CEFET-MG, UEPG, UFES, PUC-PR, UFU, INSS, UTFPR, UFRN, IFPR, UEMG, Rede Municipal de Educação de Caetité/BA, Câmara Federal, UNEB, UNISUL, Prefeitura Municipal de Casemiro de Abreu, UNIRIO, USP, UEMS, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul, Unicamp, IFRO, UERJ, UFRRJ, UnB, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, UNESPAR, Secretaria de Educação do Maranhão, UNESP, Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Universidad de Oriente (Venezuela), IFSP, Universidad de Santiago (Chile), Universidad de Santiago de Compostela (Espanha), Universidad Nacional del Litoral (Argentina).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora adjunta do Deparamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

BRASIL REGISTRA média móvel de 97 mortes diárias por Covid. G1, 31 dez. 2021. Disponível em: https://bityli.com/FWXEx. Acesso em: 31 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes gerais sobre aprendizagem híbrida. Disponível em: https://bityli.com/sWKXq. Acesso em: 30 dez. 2021a.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital de chamamento. Consulta pública acerca de proposta para diretrizes gerais sobre a aprendizagem híbrida. Brasília, 2021b. Disponível em: https://bityli.com/lSdXL. Acesso em: 30 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital de chamamento. Consulta pública sobre proposta de recomendações ao novo ENEM. Brasília, 2021c. Disponível em: https://bityli.com/zrtUv. Acesso em: 30 dez. 2021.

COUTINHO, L. C. S. Editorial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. 1-4, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8665373. Disponível em: https://bityli.com/ojOHJ. Acesso em: 30 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8665373

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out./dez., 2014. Disponível em: https://bityli.com/doYFK. Acesso em: 30 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014143817

MAIA, R. Enem registra o menor número de inscritos em 13 anos. CNN Brasil, 15 jul. 2021. Disponível em: https://bityli.com/jFTuE. Acesso em: 30 dez. 2021.

PACIOS, A. (presid.). Minuta do parecer do novo ENEM. Disponível em: https://bityli.com/ziBZY. Acesso em: 30 dez. 2021.

SALDAÑA, P. Cerca de 4 milhões abandonaram estudos na Pandemia, diz pesquisa. Folha de São Paulo, 22 jan. 2021. Disponível em: https://bityli.com/QkwrU. Acesso em: 30 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

COUTINHO, L. C. S. Editorial . Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021060, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8668826. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8668826. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>