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A construção ideológica educacional no período Colonial em Moçambique
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Palavras-chave

Educação
Ideologia
Moçambique
Período colonial

Como Citar

SOUSA, Samuel Antonio de; PINTO, Valmir Flores. A construção ideológica educacional no período Colonial em Moçambique. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021004, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8660740. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8660740. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Esta temática é parte da pesquisa do mestrado acadêmico em andamento e está dividida em quatro subseções: Educação colonial em Moçambique: A instrução e a religião rumo à civilização; O Trabalho como instrumento ideológico educativo; Estado Novo e os reflexos na educação em Moçambique: civilizar o indígena; A política Educacional a partir da Concordata em Moçambique; O Papel da filosofia nas Colônias Portuguesas. A metodologia utilizada baseada na pesquisa qualitativa a partir da leitura e fontes histórico-bibliográficas, tendo como objetivo principal identificar a construção ideológica na educação em terras moçambicanas a partir do final da primeira Guerra Mundial até o Estado Novo Português. No primeiro item baseado em documentos oficiais e bibliográficas sobre a educação colonial portuguesa nas províncias ultramarinas. No segundo item, o ensino institucionalizado e a ideologia da educação pelo trabalho, mesmo que de forma precária e dominante. A terceira fase convida nos a refletir sobre o papel da filosofia que auxiliou na política educacional do Estado Novo de Salazar de formar pelo trabalho agrícola ao homem nativo nas várias profissões do saber fazer e na vida prática, por meio da educação profissional. Por fim, a educação negociada na Concordata nos dois governos (Colonial e Santa Sé) assinada no Ato Colonial, que se configurará com um desastre histórico, social, político e cultural.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660740
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