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História e contradições na educação da pessoa com deficiência
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Palavras-chave

Inclusão
Relação público-privado
Educação pública

Como Citar

PERTILE, Eliane Brunetto; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. História e contradições na educação da pessoa com deficiência: da eliminação ao atendimento educacional especializado. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021035, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8659160. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659160. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo discute a historicidade da educação da pessoa com deficiência. Tivemos o objetivo de compreender o transcorrer histórico que culminou nas possibilidades atualmente constituídas, considerando que os fatos passados contribuem para analisar os avanços e os limites existentes nas propostas atuais. Assim, realizamos uma pesquisa bibliográfica e abordamos autores como Bueno (2004), Bianchetti (1998), Jannuzzi (1997) e Mazzotta (2005), entre outros. Constatamos que: historicamente houve ênfase na incapacidade e na anormalidade para legitimar a exclusão da pessoa com deficiência; embora apresente maiores possibilidade do que tivemos na maior parte da história, a Educação Especial na atualidade é marcada por contradições que estão relacionadas à educação para a classe trabalhadora; o Atendimento Educacional Especializado é representativo de avanços, mas também expressa os limites do nosso tempo em estabelecer educação pública de qualidade para todos.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659160
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