A educação física e a pedagogia histórico-crítica

aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659287

Palavras-chave:

Educação física, Pedagogia histórico-crítica, Radicalização da teoria pedagógica, Contra-hegemonia

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão centrada no esforço aproximativo entre a Educação Física (EF), entendida como disciplina que trata de uma área denominada de cultura corporal (SOARES et al., 2012), e a pedagogia histórico-crítica (PHC). Justifica-se pela necessidade de radicalização da teoria pedagógica (FRIZZO, 2015), na perspectiva da construção do conhecimento e fortalecimento da contra-hegemonia (SOUZA, 1999), assim como faz jus ao apontamento de Silva (2013), ao manifestar a importância de que se constituam novos estudos e reflexões que articulem a EF com a PHC, visto esta produção na área ainda ser incipiente. Portanto, este texto é resultado de uma reflexão teórica, com base em revisão de literatura em obras de autores que possuem, como perspectiva teórico-metodológica, o materialismo histórico e dialético. Ao longo do percurso investigativo, explicitam-se os processos históricos gerais de desenvolvimento da EF a fim de reconhecer as condições de sua produção, objetivando compreender suas principais manifestações, dando centralidade aos desdobramentos relativos ao campo educacional e escolar. Neste movimento de análise, realiza-se debate, tendo como fundamento a EF como materialidade que contém, em si, história, ou seja, que é fruto de relações sociais contraditórias sendo resultado da ação humana. Realiza-se também uma contextualização histórica dos processos que desencadearam na construção da pedagogia histórico-crítica, entendendo que estas mesmas determinações sociais influenciaram a EF. Por fim, manifesta-se o posicionamento de que a PHC se constitui em importante fundamentação teórica para que a EF alcance condições de, mediante a radicalização da teoria pedagógica, contribuir com a construção da contra-hegemonia.

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Biografia do Autor

Vicente Cabrera Calheiros, Diretório dos grupos de Pesquisa no Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Santa Maria (UFSM). Bolsista no Diretório dos grupos de Pesquisa no Brasil (CNPQ).

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

CALHEIROS, V. C.; FERREIRA, L. S. . A educação física e a pedagogia histórico-crítica: aproximações . Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021028, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8659287. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659287. Acesso em: 19 set. 2021.