O programa de formação continuada de professores PDE/PR e a educação popular – 2007-2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659521

Palavras-chave:

Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/PR, Educação popular, Colégio Léo Flach, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

O artigo analisa aspectos da formação continuada de professores, voltada às classes populares, junto ao Programa de Desenvolvimento Educacional PDE/PR, uma modalidade de formação ofertada pelo Estado do Paraná entre 2007 e 2018. Alicerçado na Pedagogia da Libertação e na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), o Programa atendeu milhares de professores da educação básica, da rede pública estadual de ensino. A pesquisa tomou como fontes os documentos oficiais, as sinopses das produções didáticas dos concluintes do PDE, as produções didáticas completas de seis professores PDE, que interviram numa escola pública que atende classes populares. O objetivo central foi/é analisar como a perspectiva da instrução/formação das classes populares ou educação popular apareceu no Programa. A partir de uma perspectiva dialética, elencamos os conceitos de Educação Popular, Classes Populares, Educação e Emancipação, Escola Pública e Pedagogia Histórico-Crítica e fizemos a busca nas sinopses resultantes das produções PDE. Para nossa surpresa, tais conceitos, praticamente não apareceram, considerando o volume de produções. Diante disso, nos questionamos: se o programa se configurou dentro de uma concepção teórico-crítica, por que e/ou como as palavras que caracterizam uma educação popular, voltada às classes populares, apareceram de forma tão diminuta? Concluímos enfatizando que, embora os conceitos pouco apareceram, a prática dos professores PDE, que interviram na escola, contribuiu para a emancipação dos sujeitos das classes populares. Além disso, os professores compreenderam melhor os processos de constituição social que permeiam o contexto escolar.

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Biografia do Autor

Edna Goretti Menegatti Mocellin, Rede Estadual de Ensino do Paraná

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pedagoga na Rede Estadual de Ensino (SEED-PR).

André Paulo Castanha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

MOCELLIN, E. G. M. .; CASTANHA, A. P. O programa de formação continuada de professores PDE/PR e a educação popular – 2007-2018. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021001, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8659521. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659521. Acesso em: 20 set. 2021.