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Presenças e ausências de gênero e sexualidade na formação inicial em pedagogia das IES comunitárias de Santa Catarina
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Palavras-chave

Gênero e sexualidade
Formação inicial
Pedagogia
IES comunitárias

Como Citar

CRUZ, Tânia Mara; BUSS-SIMÃO, Márcia. Presenças e ausências de gênero e sexualidade na formação inicial em pedagogia das IES comunitárias de Santa Catarina. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021039, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8660223. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8660223. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O texto apresenta dados de uma pesquisa que busca compreender, criticamente, dentro dos marcos históricos de uma práxis feminista e acadêmica, contradições que permeiam a presença e a ausência dos estudos de gênero e sexualidade na formação inicial em Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Comunitárias de Santa Catarina ligadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Nessa pesquisa, de cunho documental, norteada pela concepção teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético, analisaram-se os dados de ementas dos currículos disponíveis em sítios oficiais das IES, nos anos de 2014 e 2018. As análises apresentadas sobre a presença e ausência de conteúdos de gênero e sexualidade nos cursos de formação inicial de Pedagogia nas IES revelam mais ausências do que presenças, o que é um alerta, ainda mais em um momento de perda de direitos sociais e crescimento da onda conservadora e fundamentalista que tem, nas questões de gênero e sexualidade, seu alvo principal.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660223
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Referências

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