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A escola unitária de Gramsci e os fundamentos da pedagogia histórico-crítica
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Palavras-chave

Escola unitária
Pedagogia histórico-crítica
Didática

Como Citar

FERREIRA, Marcela Figueira; PENA, Anderson dos Anjos Pereira; ZIENTARSKI, Clarice. A escola unitária de Gramsci e os fundamentos da pedagogia histórico-crítica: vinculações teórico-conceituais no campo da didática. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021021, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8658014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8658014. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

 

Este artigo visa demonstrar as vinculações entre os fundamentos da pedagogia histórico-crítica e a proposta da escola unitária de Gramsci (2001) no campo da didática. O comunista Antônio Gramsci, conseguiu, apesar das imensas contradições impostas pelo encarceramento e censura infligidas pelo regime fascista italiano, propiciar subsídios para a teoria pedagógica marxista, fato que se comprova em sua proposta da escola unitária. Contudo, não chegou Gramsci a formular uma teoria pedagógica cabendo a Saviani (2008, 2013a, 2013c) e a um coletivo de outros intelectuais, dedicarem-se a desenvolver a teoria histórico-crítica, que vem se afirmando como a concepção e prática a serviço da materialização da escola de Gramsci. Ela tem o método de Marx (2008) como centralidade; mantém o rigor de análise sobre a sociedade capitalista e os compromissos com a sua erradicação, em prol da constituição da verdadeira universalidade e emancipação dos indivíduos do gênero humano em uma sociedade comunista.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658014
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